Ex-zagueiro e dirigente do Santos culpa administração do clube pela má-fase
'Se eu não chegasse, o time tinha caído', afirma Edu Dracena; Peixe é o último colocado do Grupo A do Paulistão
Campeonato Paulista|Do R7
O ex-zagueiro Edu Dracena comentou a atual situação delicada do Santos durante entrevista ao podcast Podpah, nesta segunda-feira (13).
O ex-atleta, que foi diretor de futebol do Alvinegro Praiano entre outubro de 2021 e julho de 2022, responsabilizou a administração do clube pelo momento negativo.
"Eu não torço para que o Santos caia, mas eu vejo que está complicado. O que complica o Santos é a administração. Ali tem o presidente e um grupo de gestão, com sete pessoas, para tomar todas as decisões. Se você quer contratar o Edu Dracena hoje, os sete têm que dar o aval. Contrataram o Falcão, diretor de futebol hoje, para aquilo, mas outros que têm que dar opinião. Então para que trazer o cara? E a responsabilidade ainda é do Falcão", opinou.
Edu Dracena também disse que foi fundamental na recuperação do Santos na reta final de 2021. O ex-zagueiro deixou um cargo administrativo no Palmeiras, antes da final da Libertadores vencida pelo Verdão, para virar diretor do clube santista.
"A questão vem de cima para baixo e acaba refletindo no elenco. A questão é psicológica também. Quando o Santos toma um gol, acaba. Não é assim. Se eu não chegasse ao Santos, o time tinha caído. A autoestima dos caras estava embaixo, [melhorou] quando viram que saí do Palmeiras, antes da final da Libertadores, para ir para lá, porque acreditava neles", contou.
Início de temporada complicado do Santos
O Santos iniciou a temporada muito mal e ocupa a última posição Grupo A do Campeonato Paulista no momento. Com nove pontos somados em oito jogos, o Peixe está atrás do Bragantino (14), do Botafogo-SP (11) e do Inter de Limeira (10).
Até o rebaixamento no Paulistão chegou a ser temido pela torcida santista no começo do ano, mas as possibilidades de queda diminuíram nas últimas rodadas. Apenas os dois últimos colocados na classificação geral caem de divisão — atualmente, Portuguesa e Ferroviária ocupam essas posições.
Depois de perder por 3 a 1 no clássico contra o São Paulo, no último domingo (12), o Santos tenta se recuperar no meio de semana. O Peixe enfrenta o Santo André, nesta quinta-feira (16), às 19h, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.
Líder geral do Paulistão, Palmeiras não tem artilheiros no top 10; veja os goleadores