Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

De quase rebaixado para semifinalista: veja a trajetória do Ituano no Paulistão

Galo de Itu chegou na última rodada correndo risco de rebaixamento e agora sonha com o título

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Gilmar Dal Pozzo realiza um grande trabalho no comando do Ituano
Gilmar Dal Pozzo realiza um grande trabalho no comando do Ituano Gilmar Dal Pozzo realiza um grande trabalho no comando do Ituano

Quem vê o Ituano navegando em águas tranquilas nem imagina a tempestade enfrentada há duas semanas. Um dos quatro semifinalistas do Campeonato Paulista, o Galo chegou à última rodada da fase de grupos correndo sério risco de rebaixamento para a Série A2.

Os dias que antecederam o jogo decisivo contra o Santos foram turbulentos. O Ituano perdeu em casa para o São Bernardo, por 2 a 0, e depois foi goleado pelo RB Bragantino, por 5 a 1, em Bragança Paulista. Não bastasse tudo isso, o elenco recebeu a notícia de que o goleiro Jian Kayo (terceira opção da posição) foi encontrado morto em sua casa no dia 19 de fevereiro.

Leia também

Se a situação não era fácil para quem estava no clube, imagina para quem havia acabado de chegar. No dia 10 de fevereiro, Gilmar Dal Pozzo aceitou o desafio de salvar o Ituano e substituir Carlos Pimentel. Em entrevista exclusiva ao R7, o treinador contou um pouco o que aconteceu nos seus primeiros dias de trabalho.

"A goleada para o Bragantino foi nosso momento mais crítico. A gente já tinha perdido para o São Bernardo jogando mal e na mesma semana tivemos o falecimento de um companheiro (goleiro Jian Kayo foi encontrado morto em casa). Eu tive que dar a notícia, houve um abalo, um luto de perder um companheiro. De fato, aquela semana foi muito difícil. Mas conseguimos no diálogo, conversando com os atletas, uma boa retomada", disse Dal Pozzo.

Publicidade

Virou a chave!

As pedras no caminho, porém, fizeram o Ituano virar a chave. Tanto que não perdeu mais depois da goleada sofrida para o RB Bragantino e acumulou quatro classificações em março: duas no Campeonato Paulista e duas na Copa do Brasil.

Publicidade

No Estadual, desbancou dois gigantes. A goleada sobre o Santos, por 3 a 0, em Itu, na última rodada da fase de grupos, colocou o Ituano nas quartas de final. Muitos já davam o Corinthians como semifinalista, mas o Galo surpreendeu e conseguiu a classificação nos pênaltis depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, silenciando mais de 40 mil torcedores na Neo Química Arena.

"Quando eu assumi, o Ituano não vivia um bom momento, principalmente no Campeonato Paulista. Depois de muito trabalho, muita insistência, muita convicção, eu pedi para o grupo de atletas ter um comportamento diferente em relação ao que começou o campeonato. Eles compraram a ideia e conseguimos uma retomada dentro da própria competição", comemorou o treinador.

Publicidade

Apesar de ainda não ter vencido na Copa do Brasil, o Ituano já está na terceira fase. Por estar mais bem colocado no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Galo tinha a vantagem do empate na primeira fase e ficou no 1 a 1 com o Princesa do Solimões-AM, no Amazonas. Na última quarta-feira (15), o rubro-negro de Itu empatou com o Ceará, em 1 a 1, e avançou nos pênaltis.

Pedreira pela frente

Embalado pela sequência de bons resultados e classificações, o Ituano agora se prepara para enfrentar o Palmeiras, na semifinal do Paulistão. O jogo único está marcado para domingo (19), às 16 horas (de Brasília), no Allianz Parque. Embora tenha sido só elogios ao Verdão, de Abel Ferreira, Gilmar Dal Pozzo não deixa de sonhar com uma vaga na final.

"O Palmeiras é um candidado ao título, está bem treinado, o Abel já vem fazendo um bom trabalho há algumas temporadas. É uma equipe que tem seu conceito definido, individualmente tem seus valores. Mas o Ituano também vem fortalecido pela sequência de bons resultados. Neste momento, temos a humildade de reconhecer que o adversário tem qualidade, na minha opinião tem a melhor equipe do Brasil, que vem jogando um grande futebol, mas nós temos ambição. Da mesma forma que eliminamos Santos e Corinthians, temos a ambição de buscar uma vaga na final", afirmou.

Sobre o treinador rival, Gilmar Dal Pozzo não quis entrar na polêmica se Abel Ferreira seria a melhor opção para o lugar de Tite na seleção brasileira.

"Considero o Abel um ótimo técnico, faz um ótimo trabalho, mas não cabe a mim dar opinião se é o melhor treinador do Brasil, se merece ir para a seleção. Vejo que tem bons treinadores brasileiros, mas ele faz um grande trabalho e temos que reconhecer que, neste momento, o Palmeiras é quem joga o melhor futebol do Brasil", finalizou.

Decisão no Paulistão: veja as melhores fotos da partida entre Corinthians e Ituano pelas quartas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.