Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Campeonato de várzea movimentou mais público que o Carioca 2018

Em números totais, Super Copa Pioneer, realizada no extremo sul paulistano, teve 417.000 espectadores; 9.000 estiveram presentes somente na final

Futebol|Cesar Sacheto e Guilherme Padin, do R7

Super Copa Pioneer, a 'Liga dos Campeões da Várzea', teve 417 mil espectadores em 2018
Super Copa Pioneer, a 'Liga dos Campeões da Várzea', teve 417 mil espectadores em 2018 Super Copa Pioneer, a 'Liga dos Campeões da Várzea', teve 417 mil espectadores em 2018

Parte viva do esporte em São Paulo, o futebol de várzea surgiu no início do século passado e, até hoje, movimenta milhares de pessoas todos os fins de semana na capital paulista. A importância para a cidade é tanta que, em 2018, a Super Copa Pioneer — um dos torneios de maior prestígio na atualidade — teve mais espectadores que o Campeonato Carioca.

Se o futebol profissional no Rio de Janeiro, dos populares Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo, já viveu tempos de glória em outras décadas, as temporadas recentes mostram uma queda acentuada do esporte no estado: estádios vazios, rendas inexpressivas e desinteresse geral pela competição.

Veja também:Várzea? ‘Liga’ do futebol amador desembolsa R$ 1,5 milhão em 2018

Desde 2013, as médias de público do Carioca não ultrapassam os 5.000 pagantes. Neste ano, somados, pouco mais de 379 mil espectadores acompanharam a competição em 96 partidas disputadas, totalizando uma média de 3.995.

Publicidade

Enquanto isso, a Super Copa Pioneer, também conhecida como a "Liga dos Campeões da Várzea", vive ascensão no seu terceiro ano de existência.

Segundo seus organizadores, a edição de 2018 do torneio teve cerca de 417 mil espectadores em seus 196 jogos — média de 2.127 pessoas a cada confronto.

Publicidade

Em total de pessoas, o número de espectadores da “Champions League varzeana” é superado por apenas duas competições estaduais no Brasil: o Paulistão, com 1.097.698 pagantes em 121 jogos, e o Campeonato Mineiro, com 497.228 em 76 partidas.

Veja também: Lazer, comércio e ações sociais: como a várzea ajuda bairros de SP

Publicidade

Final teve público maior que grandes times do Brasileirão

Com 9.000 espectadores, final ocorreu no estádio do Água Santa, em Diadema
Com 9.000 espectadores, final ocorreu no estádio do Água Santa, em Diadema Com 9.000 espectadores, final ocorreu no estádio do Água Santa, em Diadema

No auge de organização e público, a Super Copa Pioneer, que conta com duas sedes, teve a final de 2018 disputada no estádio do Água Santa, em Diadema.

A decisão entre Mocidade e Pau no Gato levou 9.000 pessoas à arena no sul de Diadema. No entanto, Sérgio ‘Pioneer’, organizador da competição, relata que uma parcela do público não pôde entrar.

“Foram 9.000 dentro do estádio e mais 2.000 que estiveram lá mas não puderam entrar porque os lugares no estádio já estavam esgotados”, afirma ele.

Veja também: Celeiro, várzea é lembrada com carinho por craques da bola

Em comparação aos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, a final da Super Copa Pioneer fica à frente de equipes tradicionais do país em 26 jogos.

O Santos, por exemplo, teve público inferior a 9.000 pagantes em cinco partidas de dez como mandante no Brasileirão. O Vasco, por sua vez, é superado em oito de 11 jogos. Já o Fluminense não ultrapassou a marca da decisão da Pioneer em quatro de dez confrontos. 

O recorde negativo entre os grandes clubes do Brasil fica para o Botafogo: o Glorioso teve público abaixo dos 9.000 pagantes em nove de dez jogos que fez em casa no Nacional de 2018.

Para quem compareceu à decisão, não houve valor cobrado nos ingressos, conta Sérgio. “Não era obrigatório, mas pedimos um quilo de alimentos para quem foi. Mesmo podendo entrar de graça, o público levou quatro toneladas [de alimento]. Doamos tudo para instituições de caridade”, frisa.

É decisão! Saiba como é um dia de final no futebol de várzea em SP

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.