Campeonato Carioca Últimos três títulos cariocas do Fluminense foram com Abel Braga

Últimos três títulos cariocas do Fluminense foram com Abel Braga

Técnico que conduziu a conquista em cima do Flamengo nesta temporada também esteve à frente do Tricolor em 2005 e 2012

Técnico Abel Braga abraça atacante argentino Germán Cano após conquista do Cariocão 2022

Técnico Abel Braga abraça atacante argentino Germán Cano após conquista do Cariocão 2022

Leonardo Brasil/Fluminense FC (02.04.2022)

Os três últimos títulos do Fluminense no Campeonato Carioca têm algo em comum: Abel Braga. O segundo técnico com mais jogos pelo clube conduziu a equipe na conquista do último sábado (2), no Maracanã, diante do rival Flamengo, repetindo o que fez nas campanhas de 2005 e 2012.

Essa é sua quarta passagem pelo Fluzão e sagrou-se campeão em todas elas. Abelão, como e carinhosamente chamado, é o segundo técnico com mais partidas pelo Tricolor das Laranjeiras, tendo comandado a equipe em 345 oportunidades, atrás apenas do histórico Zezé Moreira (com 500 jogos).

"A relação com o tricolor é muito forte. Não sou e nem quero ser unanimidade, isso não existe em lugar nenhum, mas tenho certeza que a torcida do Fluminense gosta muito de mim, da mesma maneira que os amo”, disse Abel, emocionado após mais uma taça.

Mais de Abelão
Abel Carlos da Silva Braga nasceu em 1952, ano em que o Fluminense se sagrou campeão da Copa Rio de 1952 - que o clube considera como Mundial. Ao longo desses 69 anos, Abel jogou nas Laranjeiras e ganhou o mundo. Como atleta, ajudou o Tricolor a conquistar três títulos estaduais e chegou à seleção brasileira olímpica que foi aos Jogos de Munique em 1972.

A carreira como zagueiro tem passagens ainda por Paris Saint-Germain (França), Cruzeiro e Botafogo. Como treinador, além de ter passado pelos quatro grandes do Rio (Flu, Fla, Vasco e Botafogo), comandou vários clubes do Brasil, como Internacional, Ponte Preta, Atlético-MG, Cruzeiro e Athletico-PR.

Primeiro Cariocão
Em 2005, Abel chegou ao clube para trabalhar como treinador pela primeira vez. A temporada terminou com os títulos da Taça Rio e do Campeonato Carioca, o vice da Copa do Brasil e uma boa campanha no Brasileiro, em que o time ficou muito próximo de garantir uma vaga na Libertadores depois de 20 anos.

Segundo estadual
Abelão reencontrou o Fluminense em meados de 2011 e levou o time ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o time ganhou quase todos os campeonatos que disputou: Taça Guanabara, Campeonato Carioca e, por fim, o único título que faltava na prateleira de troféus de Abel Braga: o Campeonato Brasileiro.

Terceira passagem
A terceira passagem do treinador pelo Fluminense, entre 2017 e junho de 2018, terminou com dois troféus estaduais: a Taça Guanabara de 2017 e a Taça Rio de 2018.

Título em 2022
O terceiro Cariocão, no entanto, veio na quarta passagem. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, um empate em 1 a 1 na volta garantiu o título de 2022 em cima do favorito Flamengo.

Fluminense é campeão do Cariocão 2022; relembre a campanha

Últimas