Portuguesa domina na segunda etapa e atropela o Botafogo
Lusa saiu na frente, viu o Alvinegro reagir, mas foi soberana nos últimos 45 minutos do jogo na Ilha do Governador
Campeonato Carioca|Do Live Futebol BR
Em partida válida pela nona rodada do Cariocão 2022, Portuguesa-RJ e Botafogo se enfrentaram neste domingo (27) no estádio Luso-Brasileiro. Com atuação de gala no segundo tempo, a Lusa massacrou o Glorioso pelo placar de 5 a 3, com gols de Joel Carli (contra), Watson, Bruno Santos, Miller e João Paulo. Erison e Matheus Nascimento (duas vezes) descontaram para o Alvinegro.
Com pretensões diferentes na competição e caminhos já traçados, as duas equipes travaram um duelo de pouca qualidade técnica, muitos erros e o jogo físico prevalecendo na Ilha do Governador. Melhor para os mandantes, que aproveitaram melhor as chances e garantiram três pontos.
Com a vitória, a Portuguesa ocupa agora a quinta colocação do Campeonato Carioca, com 11 pontos. Já o Botafogo, com sua segunda derrota consecutiva, permanece na quarta posição, com os mesmos 16 pontos.
O jogo
Foi justamente em um erro que surgiu o primeiro gol da noite. Em jogada pela direita, Watson foi ao fundo e rolou para dentro da área. Na entrada da pequena área, o argentino Joel Carli, zagueiro do Botafogo, afastou errado e jogou a bola contra a própria meta com apenas um minuto de partida.
O Botafogo tentou impor uma pressão principalmente com investidas pelo lado direito, mas pouco assustava a meta defendida pelo goleiro Carlão. Até que aos 40 minutos, Watson apareceu mais uma vez pelo corredor do lado direito do gramado, deu um corte seco deixando Vitor Marinho no chão, e finalizou forte no canto direito de Gatito Fernández: 2 a 0.
Dois minutos depois, em trama pelo lado direito, começou a reação do Botafogo no Luso-Brasileiro. Raí dominou, atraiu a marcação e rolou no fundo para Kayque. O volante serviu Erison sozinho na pequena área para descontar a favor do Alvinegro.
O gol marcado deu força ao Glorioso para buscar o empate ainda na primeira etapa. Aos 46 minutos, Chay recebeu com marcação, limpou para a perna direita e bateu forte. Carlão não conseguiu segurar e deu rebote nos pés de Matheus Nascimento, que finalizou com tranquilidade para igualar o marcador: 2 a 2.
Leia também
Na volta para a segunda etapa, a história se repetiu. Com apenas um minuto, Sánchez avançou pelo lado esquerdo do campo, levantou na área e Gatito Fernández não achou a bola em sua saída. Bruno Santos ganhou no alto, já com o gol livre, e mandou para o fundo das redes deixando mais uma vez a Lusa em vantagem.
O Botafogo buscou uma reação imediata, mas não encontrou caminho para furar o sistema defensivo da Lusa, que voltou mais organizada. A punição veio através da desorganização do Alvinegro. Na marca dos 24 minutos, logo após a parada técnica, Júnior Pirambu disputou no corpo com Kanu, levou a melhor e a bola sobrou com Romarinho. O meia da Lusa serviu Miller na entrada da área, que deu apenas um toque na saída de Gatito Fernández para fazer o quarto dos donos da casa.
A vitória, que já era expressiva, virou goleada. Em jogada rápida pela direita, aos 37 minutos, João Paulo apareceu sem marcação dentro da pequena área para completar a jogada e fazer o quinto.
Já no fim da partida, aos 45 minutos, Matheus Nascimento apareceu mais uma vez para amenizar a derrota alvinegra na Ilha do Governador. O atacante finalizou forte da entrada da área e contou com o auxílio do goleiro Carlão, que não conseguiu segurar: 5 a 3.
Revoltada com o resultado, a torcida do Botafogo presente no Luso-Brasileiro começou a cobrar reforços, uma melhor postura da equipe, além de ofender alguns "medalhões" do time comandado interinamente por Lúcio Flávio.
Próximos jogos
A Portuguesa volta a campo pelo Campeonato Carioca no próximo sábado (05/03), às 11h, contra o Nova Iguaçu, no Jânio Moraes. Já o Botafogo recebe o Volta Redonda na segunda-feira (07/03), às 19h30, no Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
Portuguesa-RJ 5 x 3 Botafogo
Local: Estádio Luso Brasileiro, Rio de Janeiro
Data e hora: domingo (27/02), às 19h
Público e renda: 1.758/R$ 39.600,00
Árbitro: Diego da Silva Lourenço
Auxiliares: Rafael Sepeda de Souza e Gabriel Bernardo Duarte
Gols: Joel Carli (contra) 1'/1ºT, Watson 40'/1ºT, Bruno Santos 1'/2T, Miller 24'/2ºT e João Paulo 37'/2ºT (Portuguesa) / Erison 42'/1T e Matheus Nascimento 46'/1ºT e 45'/2T (Botafogo)
Cartões amarelos: Sánchez, Jhonnatan e Netinho (Portuguesa) / Ronald (Botafogo)
PORTUGUESA-RJ: Carlão; Watson (João Paulo), Marcão, Leandro Amaro e Sánchez; Netinho (Patrick), Jhonnatan, Cafú (Miller) e Romarinho (Joazi); Rafael Pernão e Bruno Santos (Júnior Pirambu). Técnico: Toninho Andrade
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Vitor Marinho (Jeffinho); Kayque (Breno), Fabinho (João Victor), Raí, Ronald (Erison) e Chay; Matheus Nascimento. Técnico: Lúcio Flávio