Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paulo Sousa comanda treinos inspirado em método de Mourinho

Novo treinador português do Rubro-Negro é adepto do trabalho com bola mesmo durante os treinos físicos do elenco  

Campeonato Carioca|Do Live Futebol BR

Periodização tática. Nome difícil para um tipo de treino idealizado pelo professor português Vitor Frade e difundido por ninguém menos do que José Mourinho.

Nos primeiros treinos de campo no Flamengo, Paulo Sousa chamou a atenção por comandar exercícios físicos com a bola. Piques e troca de passes. Nada novo para quem está antenado com o que acontece no futebol português.

Técnico português Paulo Sousa durante treino do Flamengo
Técnico português Paulo Sousa durante treino do Flamengo Técnico português Paulo Sousa durante treino do Flamengo

"Vitor Frade é uma das grandes referências dele", afirma Rui Malheiro, atualmente comentarista da rede portuguesa RTP e cronista do diário esportivo Record, também de Portugal. Entre 2008 e 2015, ele fez parte da equipe técnica de Paulo Sousa como scout e analista de desempenho.

O método é até hoje ensinado em faculdades de esporte em Portugal.

Publicidade

"O Paulo não vem da Universidade do Porto. É um ex-jogador que se preocupou em estudar o jogo entre o fim da carreira de jogador e o início da carreira como treinador no profissional (2008/09). E isso incluiu um estudo aprofundado de Vitor Frade. Inclusive, o primeiro adjunto dele na Inglaterra era da Universidade do Porto, e discípulo do Frade", completa Malheiro.

Na prática, o método consiste em simular situações do jogo em todos os tipos de treinos, inclusive físicos. Ou seja, a bola sempre será companheira do jogador, independentemente do tipo de atividade.

Raio-X: confira como chegam os clubes para o Cariocão 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.