Campeonato Carioca Paulo Sousa comanda treinos inspirado em método de Mourinho

Paulo Sousa comanda treinos inspirado em método de Mourinho

Novo treinador português do Rubro-Negro é adepto do trabalho com bola mesmo durante os treinos físicos do elenco  

Periodização tática. Nome difícil para um tipo de treino idealizado pelo professor português Vitor Frade e difundido por ninguém menos do que José Mourinho.

Nos primeiros treinos de campo no Flamengo, Paulo Sousa chamou a atenção por comandar exercícios físicos com a bola. Piques e troca de passes. Nada novo para quem está antenado com o que acontece no futebol português.

Técnico português Paulo Sousa durante treino do Flamengo

Técnico português Paulo Sousa durante treino do Flamengo

Marcelo Cortes/Flamengo - 14.1.2022

"Vitor Frade é uma das grandes referências dele", afirma Rui Malheiro, atualmente comentarista da rede portuguesa RTP e cronista do diário esportivo Record, também de Portugal. Entre 2008 e 2015, ele fez parte da equipe técnica de Paulo Sousa como scout e analista de desempenho.

O método é até hoje ensinado em faculdades de esporte em Portugal.

"O Paulo não vem da Universidade do Porto. É um ex-jogador que se preocupou em estudar o jogo entre o fim da carreira de jogador e o início da carreira como treinador no profissional (2008/09). E isso incluiu um estudo aprofundado de Vitor Frade. Inclusive, o primeiro adjunto dele na Inglaterra era da Universidade do Porto, e discípulo do Frade", completa Malheiro.

Na prática, o método consiste em simular situações do jogo em todos os tipos de treinos, inclusive físicos. Ou seja, a bola sempre será companheira do jogador, independentemente do tipo de atividade.

Raio-X: confira como chegam os clubes para o Cariocão 2022

Últimas