Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boavista é punido por escalação irregular e perde sete pontos

Julgado no TJD-RJ por usar o volante Ryan Guilherme contra Vasco e Flamengo, clube fica com -1 na tabela; cabe recurso da decisão

Campeonato Carioca|Do Live Futebol BR

Boavista começou o Cariocão 2022 enfrentando três grandes em sequência
Boavista começou o Cariocão 2022 enfrentando três grandes em sequência Boavista começou o Cariocão 2022 enfrentando três grandes em sequência

O Boavista foi punido por unanimidade no TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) e perdeu sete pontos no Campeonato Carioca pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme contra Vasco e Flamengo. Além dos pontos (quatro pelo empate com o Cruzmaltino e três na derrota para o Mengão), o clube foi multado em R$ 1 mil. A informação foi dada inicialmente pela jornalista Elise Duque, e a decisão, publicada na manhã desta quinta-feira (17) pelo TJD-RJ.

Como só havia somado seis pontos até aqui, o Boavista fica com saldo negativo de -1 na lanterna do estadual e, restando cinco rodadas, corre sério risco de ser rebaixado.

O caso foi julgado pela 5ª Comissão Disciplinar e, por ser uma decisão de primeiro grau, cabe recurso ao Pleno do TJD-RJ e, eventualmente, ao Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), na terceira e última instância. 

O artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), sobre escalação irregular, não prevê transferência de pontos para os adversários. Mas, com a punição ao time de Saquarema, o beneficiado direto foi o Nova Iguaçu. Com apenas dois pontos somados, o time sobe uma posição, vai para a 11ª colocação, e sai da única vaga de rebaixamento — agora ocupada pelo Boavista.

Publicidade

Com saldo negativo de pontos, o time treinado pelo ex-centroavante Leandrão precisa reagir rápido. O próximo desafio já é nesta quinta-feira (17), contra a Portuguesa-RJ, às 16h.

Ryan Guilherme foi emprestado ao Fortaleza no ano passado
Ryan Guilherme foi emprestado ao Fortaleza no ano passado Ryan Guilherme foi emprestado ao Fortaleza no ano passado

Histórico do caso

Publicidade

As equipes do Madureira e Bangu acionaram o TJD-RJ para que fosse analisada possível infração por parte do Boavista na escalação de Ryan.

O jogador foi expulso na última rodada da Taça Guanabara do ano passado, no dia 24 de abril de 2021, quando recebeu cartão vermelho direto no duelo contra a Portuguesa-RJ. Um mês depois, a Comissão Disciplinar do TJD-RJ decidiu suspender o atleta por cinco partidas.

Publicidade

Após o último estadual, Ryan foi para o Fortaleza, mas voltou em 2022 para defender o clube de Saquarema, sendo escalado como suplente (e entrando em campo) já na segunda rodada do Estadual, contra o Vasco, e depois na terceira, contra o Flamengo. 

Na quarta rodada, quando Madureira e Bangu já tinham protocolado o pedido junto ao TJD-RJ, Ryan não foi mais escalado. Em sua defesa, o Boavista afirmou que o atleta cumpriu a suspensão nos jogos do sub-20, argumento esse que não foi acatado pelo TJD-RJ.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.