Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Abel Braga e Fluminense fazem no Cariocão o seu quarto 'casamento'

Técnico tem uma história que dura 17 anos com o Tricolor Carioca e vai para sua quarta passagem no clube das Laranjeiras

Campeonato Carioca|Do Live Futebol BR

Abel Braga será o treinador do Fluminense no Campeonato Carioca
Abel Braga será o treinador do Fluminense no Campeonato Carioca Abel Braga será o treinador do Fluminense no Campeonato Carioca

Há 17 anos, iniciava uma história de amor de altos e baixos entre Abel Braga e Fluminense. Neste ano, o treinador retorna ao clube das Laranjeiras para viver o 4º capítulo e, desta vez, o sentimento é de bastante otimismo.

Apesar da história romântica ter quase duas décadas, o treinador foi revelado pelo Fluminense nos anos 70. Abel é ex-zagueiro e atuou por seis anos no time, alcançando quatro títulos cariocas, em sua única passagem como jogador.

Como treinador, o “Abelão”, como é conhecido por muitos torcedores, também tem conquistas. Em 2005, assumiu o Tricolor das Laranjeiras, após a passagem pelo Flamengo, e liquidou o Campeonato Carioca, por 3x1, diante do Volta Redonda. Teve a oportunidade de levar mais alegria à torcida, mas perdeu a final da Copa do Brasil para o Paulista de Jundiaí.

Em 2011, retornou ao cargo técnico, em um momento de auge do clube, recém- campeão do Campeonato Brasileiro 2010. Abel levou o Fluminense ao 3º lugar e garantiu a vaga direta para a Libertadores.

Publicidade

Mas, somente em 2012, que o capítulo mais importante foi escrito. Abel comandou um time de estrelas com Fred, Deco, Thiago Neves e Rafael Sóbis e foi campeão, novamente, do Campeonato Carioca,diante do Botafogo. Ao longo do ano, promoveu uma campanha belíssima e se consagrou campeão brasileiro. No ano seguinte, não conseguiu repetir as boas atuações e foi demitido.

O 3º capítulo da história foi em 2017. Nesse ano, Abel viveu o maior pesadelo de sua vida pessoal e a maior emoção pelo clube. Em julho, o filho mais novo do treinador faleceu e a torcida do Fluminense promoveu um dos mais belos e respeitados minuto de silêncio no mundo do futebol. Apesar da tragédia, se tornou o 2º treinador com mais jogos pelo Tricolor Carioca na história.

Publicidade

Desta vez, em 2022, Abel Braga está disposto a escrever mais um capítulo na história. Chega para a 4ª passagem pelo clube e encontra um Fluminense forte nas contratações e pronto para disputar títulos. O Fluminense se reforçou com 7 jogadores, a maioria pedido pelo técnico.

O Campeonato Carioca está prestes a começar, mas há outro desafio maior: a pré-Libertadores. O Fluminense dará a largada contra o Millonarios-COL, no dia 22 de fevereiro, para buscar o título inédito.

Pelo Flu, Abel acumula 325 jogos, três títulos e é o segundo treinador com mais partidas no comando do da equipe. A estreia dele e do Fluminense no Cariocão acontece na próxima quinta-feira (27), contra o Bangu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.