Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esportes NO REFRESH

Abel Braga chegou ao 12º título pelo Fluminense; relembre todos

Tricolor faturou mais uma Taça Guanabara; história entre Abelão e o clube tem 51 anos, entre passagens como jogador e técnico

Campeonato Carioca|Do Live Futebol BR

Abel Braga e comissão técnica festejam mais um título do Fluminense
Abel Braga e comissão técnica festejam mais um título do Fluminense

Na tarde de sábado (5), o Fluminense venceu o Resende por 4 a 0 e se consagrou campeão da Taça Guanabara com uma rodada de antecedência. Abel Braga, técnico tricolor, chegou ao 12º título pelo Flu na carreira.

A campanha do Fluzão no Campeonato Carioca merece destaque. Ao todo, foram 10 jogos e 9 vitórias, com uma derrota apenas na primeira rodada, para o Bangu, por 1 a 0. Se contar a segunda fase da pré-Libertadores, fica ainda melhor: 11 vitórias em 12 partidas.

Leia também

Abel Braga sempre foi um técnico vitorioso, não só pelo Fluminense, mas por outros clubes também. Abelão foi revelado pelo Tricolor em 1971 e garantiu dois Cariocas e duas Taça Guanabara na passagem de cinco anos. Como técnico, a lista é maior, com oito títulos. No futebol do Rio, só não foi campeão pelo Botafogo.

Títulos como jogador


1971: Taça Guanabara e Carioca

Em uma edição envolvida por polêmicas sobre a divisão de renda entre os clubes, a competição quase não foi disputada e teve times, como o Bangu, deixando de participar. As disputas foram em rodadas duplas e o torneio decidido somente na última. O Botafogo era quem tinha mais chances de ser campeão, mas saiu derrotado para o América por 2 a 1. Com a vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo, o Fluminense foi o campeão.


Na mesma edição, outra disputa. Dessa vez, o adversário era o Botafogo, grande favorito na final única do Carioca, em pleno Maracanã. Com grandes jogadores que foram campeões na Copa do Mundo de 1970, o Alvinegro foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, com gol de Lula, aos 42’, diante de 160 mil torcedores.

1975: Taça Guanabara e Carioca


Com um sistema de pontos corridos, a 11ª edição da Taça Guanabara terminou com Fluminense e América empatados com 18 pontos. Para decidir o time campeão, foi necessário um jogo extra. A partida terminou empatada por 0 a 0 no tempo regulamentar, mas na prorrogação, Rivellino, do Flu, fez de falta o único gol, diante de 96 mil torcedores.

Naquela edição, o Cariocão era disputado em três turnos e teve como campeões Fluminense, Botafogo e Vasco, respectivamente. Para decidir o grande campeão, foi disputado um triangular final. A disputa terminou com os três times empatados com dois pontos - na época, cada vitória valia dois pontos - e o Fluminense se consagrou campeão pelo saldo de gols.

Títulos como treinador

2005: Taça Rio e Carioca

Nesse ano, Abel Braga retornou às Laranjeiras, mas como técnico. E no primeiro ano, já foi campeão. O Fluminense venceu o segundo turno, a Taça Rio, após golear o Flamengo em final única por 4 a 1, no Maracanã.

O Volta Redonda havia vencido a Taça Guanabara e, como o Tricolor conquistou a Taça Rio, ambas as equipes disputaram uma final para saber quem seria o grande campeão do Carioca daquele ano. Em duas partidas, o Voltaço levou a melhor na primeira, vencendo por 4 a 3. Na segunda, o Fluminense precisava vencer por dois gols de diferença e conseguiu. Nos acréscimos do segundo tempo, o zagueiro Antônio Carlos cabeceou de costas e marcou mais um gol do Tricolor, que venceu por 3 a 1.

2012: Taça Guanabara, Carioca e Brasileiro

Em um ano especial para o torcedor, o Fluminense iniciou vencendo a Taça Guanabara sobre o Vasco, em uma final histórica, após fazer três gols no primeiro tempo. O rival, que era o favorito para a partida após chegar com 100% de aproveitamento, não reagiu e só marcou um gol na segunda etapa.

Com o Botafogo vencendo o segundo turno, a final do Carioca foi disputada entre os rivais, em pleno Estádio Nilton Santos, o Engenhão, casa do Alvinegro. Em disputa de dois jogos, o Fluminense goleou no primeiro, por 4 a 1, e chegou confiante na segunda partida. No jogo da volta, venceu por 1 a 0 e terminou vitorioso com um placar agregado por 5 a 1.

Em um time de estrelas com Fred, Deco, Rafael Sóbis, Thiago Neves e Cavalieri, o Fluminense se tornou tetracampeão do Brasileirão após chegar aos 77 pontos e garantir o caneco a três rodadas do fim com uma vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras.

2017: Taça Guanabara

Em um jogo eletrizante, o primeiro turno foi decidido entre Flamengo e Fluminense. A dupla de rivais promoveu uma partida emocionante, que terminou empatada por 3 a 3 no tempo regulamentar. Na disputa por pênaltis, melhor para o Tricolor, que venceu por 4 a 3 e chegou ao título.

2018: Taça Rio

Após ótima campanha no segundo turno, com seis vitórias e dois empates, o Fluzão chegou para a final da Taça Rio contra o Botafogo. Em jogo único, o Tricolor goleou o rival por 3 a 0, no Maracanã, e faturou mais um título.

2022: Taça Guanabara

O Fluminense se consagrou campeão vencendo o Resende por 4 a 0, com uma rodada de antecedência e ótima campanha. Até o momento, são nove vitórias em dez partidas e um aproveitamento de 90%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.