Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esportes NO REFRESH

Vasco X Fortaleza: com uma vitória sobre Diniz, Vojvoda tenta mudar histórico em novo duelo

Cruz-Maltino, que vem de três derrotas seguidas, e Leão, que vive instabilidade, buscam se distanciar da zona de rebaixamento

Campeonato Brasileiro Série A|Carol Malheiro*, do R7

Diniz (Vasco) e Vojvoda (Fortaleza) se reencontram após dois anos Montagem R7/Matheus Lima/Vasco/13.05.2025/Leonardo Moreira/Fortaleza/29.01.2024

Vasco e Fortaleza se enfrentam, neste sábado (17), em São Januário, pela nona rodada do Brasileirão, com um retrospecto interessante a respeito dos treinadores. O argentino Juan Pablo Vojvoda venceu Fernando Diniz apenas uma vez em toda a carreira.

O jogo será transmitido ao vivo e com exclusividade na TV aberta pela RECORD, a partir das 18h. No R7 e no PlayPlus, você acompanha tudo da partida, às 17h, sob o comando de Zé Luiz e o Desimpedidos.

Os técnicos já se encontraram seis vezes e, em todas elas, Diniz estava à frente do Fluminense. Já no retrospecto geral, são quatro vitórias para o atual técnico do Vasco, um empate e um triunfo para o comandante do Fortaleza.

O primeiro confronto entre os treinadores foi há quase três anos e terminou com a vitória de Diniz. O Flu venceu por 1 a 0 com gol da então promessa Luiz Henrique. Ainda em 2022, o clube carioca eliminou o Leão nas quartas de final da Copa do Brasil, vencendo o jogo da ida e empatando o da volta em 2 a 2, e venceu a segunda partida do Brasileirão por 2 a 1.


A vitória de Vovjoda veio na temporada de 2023 por 4 a 2, na Arena Castelão, no início do Campeonato Brasileiro. O troco veio algumas rodadas depois, quando o Fluminense venceu em casa com um gol nos acréscimos. Os times terminarem aquele Brasileirão separados por apenas dois pontos de diferença, mas com dois adversários entre si, o Flu em sétimo e o Leão em décimo.

O retrospecto entre os dois treinadores é apenas uma estatística nas semelhanças que eles compartilham nas filosofias de jogo e nos métodos de trabalho. Tanto Diniz quanto Vojvoda valorizam a ofensividade, a pressão alta e o domínio do jogo com a bola nos pés. O estilo dos profissionais tem marcado o Campeonato Brasileiro nos últimos anos, tornando-os figuras interessantes no cenário do futebol moderno.


Vojvoda falou sobre o reencontro com Diniz, neste sábado, em entrevista pré-jogo: “Conhecemos o estilo do Diniz. Acho que ele está começando seu trabalho agora, mas é um treinador com uma alta capacidade de convencer os seus jogadores. Ele vai impor suas ideias e isso é importante para os treinadores”.

O treinador argentino está há quatro anos no Fortaleza. Na primeira temporada, ele terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação e levou o clube, antes acostumado a brigar contra o rebaixamento, à Libertadores, feito que repetiu na temporada passada, chegando até a final da Sul-Americana.


Neste mesmo período, Diniz treinou seis elencos diferentes, incluindo duas passagens pelo Vasco e uma pela seleção brasileira. Apesar de conquistar o título inédito da Libertadores pelo Fluminense, o treinador não conseguiu manter um trabalho duradouro por nenhuma equipe por mais de dois anos.

Vasco x Fortaleza

Fernando Diniz leva vantagem nos confrontos contra o argentino Juan Vojvoda Matheus Lima/Divulgação Vasco – 13.05.2025

As equipes vivem momentos diferentes. O Vasco briga contra a zona do rebaixamento no Brasileirão, ocupando à 17ª colocação no campeonato, além de lutar contra uma eliminação precoce na fase de grupos da Sul-Americana. Enquanto o Fortaleza está estagnado no meio da tabela do campeonato após um começo ruim na competição, do qual vem se recuperando com uma sequência de vitórias. Na Libertadores, o clube depende até mesmo de um empate para se classificar para as oitavas de final.

Mesmo sob o histórico negativo, Vojvoda acredita em bom resultado para o Fortaleza no jogo deste sábado. O técnico avaliou as perspectivas em entrevista. “Sabemos que o próximo jogo é em São Januário, é um adversário que está em situação como estávamos nós há duas semanas. Vai ser uma partida difícil, como sempre. Ainda não ganhamos em São Januário. Temos que nos preparar bem para essa partida. Temos um dia a mais de recuperação“, disse o treinador.

Este será o segundo jogo de Diniz no comando do Vasco, a estreia do técnico foi marcada por uma derrota para o Lanús por 1 a 0 na Sula. A expectativa do treinador é de que o time ainda tenha um tempo para entrosar, e diante disso, melhorar as qualidades técnicas coletivas.

Vasco x Fortaleza: os gringos que podem decidir

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.