Campeonato Brasileiro 2025 tem maior média de trocas de técnicos por rodada desde 2006
Em 24 rodadas, 18 técnicos já foram substituídos, enquanto apenas sete clubes mantêm o mesmo treinador
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O técnico Renato Gaúcho surpreendeu ao anunciar que pediu demissão do Fluminense na terça-feira (23). As mudanças de treinador se tornaram rotina no Brasileirão, e a edição de 2025 já registra a maior média de trocas por rodada dos últimos anos.
Em 24 rodadas, 18 técnicos já foram substituídos. Se esse ritmo continuar, o Brasileirão 2025 vai superar 2006, quando 27 treinadores foram trocados.
LEIA MAIS
O número já ultrapassa as 17 trocas de todo o ano passado. O recorde é da edição de 2010, quando 30 treinadores foram demitidos ou pediram para sair.
A decisão de Renato Gaúcho foi anunciada durante coletiva de imprensa após o empate de 1 a 1 com o Lanús, que eliminou o Fluminense da Copa Sul-Americana. O tricolor carioca ocupa a 8ª posição no Campeonato Brasileiro e vai enfrentar o Botafogo no próximo domingo (28).
“Eu acabei, antes de vir para cá, de pedir demissão para o presidente. Então, a partir de agora, vai estar outro cara aqui, vocês vão fazer as mesmas perguntas para ele, e eu quero ver as respostas que ele vai dar. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele”, disse Renato para a sala de imprensa do Maracanã.
Também na terça-feira (23), o Inter confirmou Ramón Díaz como substituto de Roger Machado. A demissão do técnico havia sido anunciada no último domingo (21), logo após a derrota de 3 a 2 para o Grêmio.
Ao longo do campeonato de 2025, apenas sete clubes não tiveram mudanças e estão com o mesmo treinador desde a primeira rodada, sendo eles o Bahia, RB Bragantino, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Mirassol e Palmeiras.
Perguntas e Respostas
Qual foi a decisão recente de Renato Gaúcho em relação ao Fluminense?
Renato Gaúcho pediu demissão do Fluminense na terça-feira (23), surpreendendo a todos. Sua decisão foi anunciada durante uma coletiva de imprensa após o empate de 1 a 1 com o Lanús, que resultou na eliminação do Fluminense da Copa Sul-Americana.
Como está a média de trocas de técnicos no Campeonato Brasileiro de 2025?
A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro já registra a maior média de trocas de técnicos por rodada desde 2006. Em 24 rodadas, 18 técnicos foram substituídos, e se esse ritmo continuar, o número total pode superar as 27 trocas de 2006.
Quantos técnicos foram trocados até agora em comparação com anos anteriores?
Até o momento, o número de trocas já ultrapassa as 17 ocorrências do ano passado. O recorde de trocas é da edição de 2010, quando 30 técnicos foram demitidos ou pediram para sair.
Qual é a posição atual do Fluminense no Campeonato Brasileiro?
O Fluminense ocupa a 8ª posição no Campeonato Brasileiro e está programado para enfrentar o Botafogo no próximo domingo (28).
O que Renato Gaúcho disse durante a coletiva de imprensa?
Renato mencionou: “Eu acabei, antes de vir para cá, de pedir demissão para o presidente. Então, a partir de agora, vai estar outro cara aqui, vocês vão fazer as mesmas perguntas para ele, e eu quero ver as respostas que ele vai dar. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele.”
Qual foi a mudança de técnico confirmada pelo Inter?
Na mesma terça-feira (23), o Inter confirmou Ramón Díaz como substituto de Roger Machado, que foi demitido após a derrota de 3 a 2 para o Grêmio no último domingo (21).
Quais clubes não tiveram mudanças de técnicos até agora no campeonato de 2025?
Apenas sete clubes mantiveram o mesmo treinador desde a primeira rodada: Bahia, Bragantino, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Mirassol e Palmeiras.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp