Campeão com sobras, Fla terá 23 jogos 'como mandante' no Brasileiro
Além do clássico com o Fluminense, disputado no Maracanã, três adversários da equipe venderam o mando e duelos foram realizados no Mané Garrincha
Futebol|Felippe Scozzafave, do R7
O Flamengo foi campeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência e é indiscutível a superioridade da equipe em relação aos rivais. Tem, de longe, o melhor ataque do torneio, mais vitórias, um saldo de gols absurdamente superior ao de seus concorrentes e até mesmo a sua defesa está entre as melhores do torneio. Porém, apesar dessa supremacia, existe um fator que serve como justificativa para os rivais: o Rubro-Negro jogou bem mais jogos "em casa" do que seus adversários.
Leia também
Com o duelo com o Ceará, nesta quarta-feira, quando ocorrerá a entrega da taça e toda a festa do título, o Flamengo chegará ao 19º jogo no Maracanã no torneio, número igual ao que todos os times têm como mandantes. O problema é que a equipe ainda voltará ao estádio para mais um confronto: contra o Avaí, no dia 5 de dezembro.
O fato de disputar uma partida a mais que os outros times é explicável pelo acordo feito com o Fluminense, com quem o Fla divide a administração do Maracanã. Ou seja, como a casa dos dois clubes é o mesmo estádio, é óbvio que os dois confrontos entre eles será no mesmo local. Mas como a torcida rubro-negra é bem maior e, em 2019, o time teve um desempenho bastante superior ao do rival, nos dois confrontos se viu uma superioridade considerável nas arquibancadas em relação aos fãs do Flu.
Além disso, o Flamengo acabou favorecido por três de seus jogos fora de casa terem tido o mando vendido para o Mané Garrincha, em Brasília. Isso aconteceu no dia 12 de junho, no duelo com o CSA, em 17 de agosto, contra o Vasco e em 7 de setembro, quando a equipe encarou o Avaí. Nos três jogos o Rubro-Negro venceu com autoridade. 2 a 0 no primeiro, 4 a 1 no segundo e 3 a 0 no terceiro, garantindo nove pontos a mais para a equipe.
É fato que o Fla não teve qualquer participação nessas negociações de venda de mando, mas é inegável que atuar contra Avaí e CSA, que pouco tiveram torcida nos jogos em Brasília, em suas casas, em Florianópolis e Maceió, respectivamente, é mais difícil e, embora os dois estejam virtualmente rebaixados, eles tiraram pontos de equipes da parte de cima da tabela. Santos e Palmeiras, por exemplo, atuais segundo e terceiro colocados no Brasileirão, empataram com o CSA fora de casa.
Com 81 pontos somados em 34 jogos e já com o título garantido, o Flamengo ainda tem quatro confrontos no Brasileirão. Além desta quarta, quando encara o Ceará, o time tem pela frente Palmeiras, Avaí e Santos.
Veja recordes que o Fla, já campeão, ainda bote bater no Brasileirão 2019