Cafu 'cobra' Dani Alves para seguir na seleção: 'Tem que voltar à lateral'
Ex-jogador, campeão mundial em 1994 e 2002, acredita que o atual camisa 10 do São Paulo pode perder espaço na equipe se continuar atuando como meia
Futebol|Felippe Scozzafave, do R7
Poucas pessoas no mundo conhecem tão bem a posição de lateral-direito como Cafu. Atualmente com 49 anos, ele é o único jogador na história do futebol a ter disputado três finais de Copa do Mundo consecutivamente, sendo campeão em duas vezes, uma delas como capitão.
Nas vésperas da convocação da seleção brasileira para o início das Eliminatórias para o Mundial de 2022, no Qatar, o ex-jogador, responsável por erguer a última taça de campeão mundial pelo Brasil, não esconde a sua preocupação com quem deve defender a equipe nacional em sua posição. Segundo Cafu, há um grande favorito a ficar com a vaga, desde que retorne à sua posição de origem.
"Jogar de lateral exige muito. Você tem que marcar, atacar, cruzar, fazer gol, cobrir zagueiro, cobrir volante. A posição de lateral é bem complicada. Eu ainda vejo o Daniel Alves como um dos maiores jogadores da posição e, apesar da idade avançada, eu tenho certeza que ele se cuida, então o vejo em condições de jogar mais uma Copa do Mundo. Eu joguei com 36 anos, porque ele não conseguiria? Eu com certeza tive que abrir mão de muitas coisas para isso, mas eu sei que ele também se prepara", opinou o ex-lateral, em entrevista exclusiva ao R7.
Leia também
Apesar da confiança no atual camisa 10 do São Paulo, Cafu não tem gostado de ver o atleta atuando como meia. Segundo ele, caso queira voltar à seleção e ter a chance de disputar mais uma Copa do Mundo, Daniel Alves tem que retornar para sua posição de origem.
"Depende do que ele quer para o futuro. Se ele quer voltar para a seleção como lateral-direito, eu acho que devia voltar a jogar de lateral. Até por uma questão de adaptação, de costume. Depois que você passa a jogar no meio, é difícil voltar para a lateral. O posicionamento é completamente diferente."
Se o Brasil ainda busca uma vaga na Copa do Mundo do Qatar, Cafu já garantiu o seu lugar. Isso porque o pentacampeão mundial é um dos embaixadores do Mundial de 2022, além de representar algumas outras marcas. Recentemente, ele se tornou porta-voz da VeganNation, plataforma sustentável que busca promover alimentação saudável e a preservação do meio-ambiente.
Internet não perdoa Ronaldinho paraguaio. Veja os memes