Brasileirão: Santos, Grêmio e Atlético-MG voltam a viver drama do rebaixamento
No ano passado, Peixe subiu da Série B enquanto Tricolor e Galo brigaram até as últimas rodadas para não cair; os três estão no Z-4
Futebol|Do R7

Santos, Grêmio e Atlético-MG, três gigantes do futebol brasieliro, voltam a enfrentar o pesadelo do rebaixamento no Brasileirão. Depois da sexta-rodada, terminada neste domingo (27), os três amargam posições no Z-4 – à frente apenas do Sport, lanterninha da competição – com desempenhos que preocupam torcedores.
Leia mais
Derrota e protestos na Vila Belmiro
O Santos sofreu sua segunda derrota consecutiva no campeonato. Perdeu por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, no domingo. Eduardo Sasha e Laquintana marcaram para o Massa Bruta, enquanto Deivid Washington descontou para o Peixe.
O time, que acabou de subir da Série B, é o penúltimo colocado da competição, com apenas quatro pontos, dois a mais que o lanterna Sport. Na partida deste domingo, a torcida demonstrou insatisfação diante do mau desempenho.
Torcedores vaiaram principalmente o atacante Guilherme, que não marca há oito jogos, e o volante Diego Pituca. Ambos foram substituídos sob protestos. A diretoria também foi alvo de críticas, com gritos pedindo “respeito” ao clube. Durante o jogo, torcedores chegaram a gritar “olé” enquanto o Bragantino trocava passes.
O técnico interino César Sampaio assumiu a responsabilidade pelo revés. Em entrevista coletiva, ele destacou a falta de opções devido a desfalques, mas valorizou o elenco que tem nas mãos.
“Se o problema está aqui, a solução também está”, disse Sampaio. Neymar, retido no departamento médico, acompanhou a partida na Vila Belmiro. Ele ainda não tem previsão de retorno por causa de uma lesão na coxa esquerda.
Na próxima partida pelo Brasileiro, o Santos enfrenta o Grêmio. O jogo é no domingo (4), às 16h, em Porto Alegre.
Cinco jogos sem vencer

O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Vitória, no Barradão, no domingo. Agora, a equipe chega a cinco jogos consecutivos sem vitória: são três empates e duas derrotas na sequência.
A última vitória foi em 8 de abril, contra o Atlético Grau, ainda sob o comando de Gustavo Quinteros. Com cinco pontos, o Tricolor ocupa neste momento a 18ª posição.
Mano Menezes, atual técnico, viu melhorias no desempenho contra o Vitória, mas ponderou sobre o desgaste da equipe, que enfrentou o Godoy Cruz na Argentina pela Sul-Americana na quinta-feira (24) e teve problemas no retorno a Porto Alegre devido à neblina.
“A equipe terminou o jogo mais no ataque. Demos passos importantes na firmeza do que queremos fazer”, avaliou.
No Brasileirão de 2024, o Grêmio escapou do rebaixamento apenas no início de dezembro, a dois jogos do fim da competição. O Tricolor se viu matematicamente livre do Z-4 depois de uma vitória sobre o São Paulo e de uma combinação de resultados envolvendo outros times.
Empate nos acréscimos e problemas médicos

O Atlético-MG deixou escapar a vitória contra o Mirassol nos últimos instantes, no sábado (26). O empate, em 2 a 2, veio aos 48 minutos do segundo tempo. O Galo saiu atrás, virou o placar, mas falhou defensivamente no fim.
O time de Cuca está na 17ª colocação, com apenas seis pontos somados. A má fase lembra o revés da última edição do campeonato, quando o Galo chegou à última rodada com riscos reais de cair para a Série B – algo que não ocorria desde 2005, quando o clube foi rebaixado.
Na entrevista coletiva depois do jogo contra o Mirassol, Cuca lamentou o erro da equipe mineira que resultou no gol de empate. “Toma uma bola infiltrada, teoricamente fácil de se cortar. Não nos posicionamos bem, deixamos o atacante virar de frente e fomos envolvidos no drible. São erros que custam caro”.
Para piorar a situação, o clube ainda enfrenta uma crise no departamento médico. São nove jogadores lesionados, incluindo Guilherme Arana, Lyanco, Alan Franco, Júnior Santos e Gabriel Menino.
Lyanco ficou de fora da partida contra o Mirassol devido a um problema no adutor. Como se não bastasse, Alan Franco sentiu o joelho direito no jogo e agora vira uma dúvida para o próximo confronto do time, diante do Juventude, fora de casa, na segunda-feira (5), às 20h.