Botafogo repudia caso de racismo: "Atitudes individuais e isoladas não nos representam"
Torcedor do clube alvinegro foi preso após fazer ofensas racistas contra família de jogador
Futebol|Do R7
O Botafogo se pronunciou sobre as ofensas racistas desferidas contra o atacante rubronegro Vinícius Júnior, no clássico contra o Botafogo, que aconteceu na quarta-feira (16).
EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
Segundo nota oficial divulgada no Twitter, o clube repudiou a atitude do torcedor, que foi preso na noite de quarta-feira (16). "O Botafogo de Futebol e Regatas vem a público manifestar seu repúdio a todo tipo de racismo, preconceito e violência, seja física ou verbal. Atitudes individuais e isoladas não representam a postura de nossa torcida ou do clube, que agiu com a máxima presteza junto às autoridades. O clube espera que a Justiça seja feita e reitera que tomou todas as medidas cabíveis em auxílio às investigações. O Botafogo é Alvinegro, branco e preto, e já promoveu diversas campanhas contra o preconceito racial. Racismo jamais!".
O caso
Um torcedor do Botafogo foi detido no Nilton Santos, por acusações de injúrias raciais à família do atacante Vinicius Júnior, do Flamengo. O caso aconteceu no empate sem gols entre os dois times, na partida válida pela primeira semifinal da Copa do Brasil.
Rapidamente, o homem com a camisa branca do Botafogo foi identificado e encaminhado pelo Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) para o Juizado Especial Criminal, dentro do próprio estádio. Imagens reproduzidas nas redes sociais mostram o torcedor mostrando a pele branca em direção ao camarote em que estava a família do atacante do Flamengo. Outros homens são vistos xingando e fazendo gestos obscenos para o local onde estavam os presentes.
Assim que o caso veio à tona, o Flamengo também usou as redes sociais para lamentar outro episódio de racismo no futebol brasileiro. Vinícius Júnior deixou o estádio sem se manifestar sobre o ocorrido.