Botafogo e São Paulo se enfrentam em meio a situações opostas
Alvinegro enfrenta grave crise sem vencer há cinco jogos e teve o Centro de Treinamento ocupado por torcedores
Futebol|Do Live Futebol BR
Em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira (16), às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, Botafogo e São Paulo se enfrentam em momentos opostos na competição. O Alvinegro, na zona de rebaixamento, não vence há quatro jogos. O Tricolor, por sua vez, está invicto há 15 duelos e ocupa a 3ª colocação.
A fase do Botafogo não é nada boa. Na última quarta-feira, às vésperas da partida, o CT Lonier, local de treinamentos da equipe comandada por Luís Castro, foi palco de grandes cobranças por parte de uma torcida organizada, que exigiu melhores resultados na sequência do Brasileirão. O time chega para a partida após derrota em casa por 1 a 0 para o Avaí.
Leia também
Tal missão, porém, não será simples. Isso porque o técnico português tem baixas consideráveis no departamento médico, como Victor Sá e Luís Oyama, titulares, e Romildo, meia. Para ter mais opções principalmente no setor ofensivo, jovens do sub-23 foram relacionados: Jeffinho e Daniel Cruz, ambos homens de ataque.
Do outro lado, Rogério Ceni, que vive bom momento à frente do São Paulo mesmo sem vencer fora de casa, poderá contar com retornos importantes na defesa. Diego Costa, que foi poupado na última rodada por um edema na coxa, e Arboleda, de volta após data com a seleção do Equador, estão à disposição. A dupla é cotada para formar o trio de defesa ao lado de Léo.
No entanto, a lista de desfalques no meio-campo aumentou. Sem Gabriel Sara, Talles Costa, Moreira, Alisson, Caio e Nikão, lesionados, Ceni ainda perdeu novamente Andrés Colorado. O volante voltou a sentir dores na coxa direita e seguirá tratamento. Igor Gomes, que cumpriu suspensão na vitória sobre o América-MG, retorna.
Último confronto e histórico
Botafogo e São Paulo se enfrentaram pela última vez na 37ª rodada do Brasileirão de 2020. Na ocasião, o Alvinegro levou a melhor (mesmo já rebaixado) pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Matheus Babi, na época centroavante da equipe.
Ao todo, as equipes se enfrentaram em 103 ocasiões, sendo 43 vitórias do São Paulo, 22 empates e 37 vitórias do Botafogo, escancarando o equilíbrio do confronto.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x São Paulo
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e hora: quinta-feira (16/6), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
Prováveis escalações:
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia (Daniel Borges), Kanu, Victor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê, Kayque (Patrick de Paula) e Chay; Vinícius Lopes, Matheus Nascimento e Erison. Técnico: Luís Castro.
SÃO PAULO: Jandrei, Diego Costa (Miranda), Arboleda e Léo; Rafinha, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Welington; Luciano (Eder) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Da cerveja ao videogame: veja curiosidades sobre as torcidas brasileiras