Tiquinho Soares, artilheiro do Botafogo na temporada
Vítor Silva / Botafogo FRNa vitória sobre o Atlético-MG no último fim de semana, o Botafogo chegou aos 50 gols marcados em 2023. A equipe comandada por Luís Castro precisou de 26 partidas para chegar ao número e tem sua melhor média de gols nos últimos 15 anos.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Com as 50 bolas na rede em 26 partidas, o Glorioso tem média de 1,92 gol por jogo. A última temporada do clube com tamanho número foi em 2007, com média de 1,94 gol por partida – 132 no total em 68 compromissos, com direito a impressionantes 43 tentos em 16 partidas pelo Campeonato Carioca.
Naquela temporada, o ataque botafoguense foi comandado por Dodô, autor de 34 gols. André Lima (22) e Lúcio Flávio (21) também passaram dos 20 gols no ano, enquanto o zagueiro Juninho balançou a rede 12 vezes.
Já em 2023, quem puxa a fila é Tiquinho Soares, com 12 gols na temporada. Eduardo vem logo atrás, com sete bolas na rede, enquanto Sauer e Victor Sá completam o pódio com quatro tentos. Curiosamente, mais jogadores já marcaram em 2023 do que em 2007 (19 contra 15).
Apesar de ter a melhor média de gols do clube nos últimos anos, o Botafogo não é o time que mais marca no futebol brasileiro. Na Série A, Fortaleza, Flamengo, Fluminense e Goiás têm mais gols, enquanto o Cuiabá tem média melhor que a do Alvinegro. Os números do Glorioso na temporada são idênticos aos de Palmeiras e Athletico-PR.
Em casa, Real Madrid empata com Manchester City e deixa decisão para jogo de volta na Champions