Bate-volta? Veja jogadores que voltaram ao Brasil após rápida passagem pelo futebol europeu
Atletas não conseguiram repetir no exterior o sucesso mostrado nos gramados brasileiros e retornaram após curta temporada na Europa
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Jhon Arias está muito perto de reforçar o Palmeiras. O jogador aceitou a proposta palmeirense e deve se despedir em breve do Wolverhampton, da Inglaterra. Na Europa, o colombiano não conseguiu repetir o sucesso que teve no Fluminense, onde foi campeão da Libertadores em 2023 e destaque da Copa do Mundo de Clubes de 2025, e agora retorna ao Brasil pouco mais de seis meses após deixar o nosso futebol.
Além de Arias, outros jogadores da elite do futebol nacional também tiveram trajetória parecida no Velho Continente.
Vitor Roque

No próprio Palmeiras, Vitor Roque reforçou o Verdão no ano passado após passagem frustrante no futebol espanhol. Comprado pelo Barcelona por 30 milhões de euros, que poderiam chegar a 72 milhões de euros caso metas fossem atingidas, o “Tigrinho” não teve espaço com Xavi e foi emprestado ao Real Betis antes de voltar ao Brasil.
Leia mais
Gerson

Outro caso recente é o de Gerson. O meio-campista, revelado pelo Fluminense, jogou na Itália e na França, e vivia seu auge em 2025 como protagonista de um Flamengo que, meses depois, se consagraria campeão brasileiro e da Libertadores. No entanto, buscando valorização salarial, o “Coringa” aceitou proposta do Zenit e foi vendido por 25 milhões de euros. Seis meses depois, Gerson voltou ao futebol brasileiro, contratado nesta temporada pelo Cruzeiro, por 27 milhões de euros.
Pedro

Craque do Flamengo e titular absoluto de Filipe Luís, Pedro também não conseguiu se provar no Velho Continente. O jogador foi vendido em 2019 pelo Fluminense a Fiorentina, da Itália, por 11 milhões de euros, mas teve poucas oportunidades no futebol italiano. Foram apenas quatro partidas e 59 minutos ao todo em campo.
A falta de sequência e dificuldade de adaptação pesaram na decisão de voltar ao Brasil. Um ano depois, em janeiro de 2020, Pedro foi anunciado como reforço do Flamengo, por empréstimo. Com gols e boas atuações frequentes, o atacante foi comprado em definitivo no final da temporada, por 14 milhões de euros, e está até hoje no Rubro-Negro.
Gabigol

O caminho de Pedro foi muito parecido a de outro atacante que brilhou no Flamengo: Gabigol. Vendido por 35 milhões de euros pelo Santos, em 2016, a Inter de Milão, o jogador retornou ao futebol brasileiro dois anos depois, quando foi repatriado pelo Peixe, após passagem frustrante pelo time italiano e pelo Benfica. O desempenho chamou a atenção do Flamengo, que acertou sua contratação em 2019. Atualmente, ele está novamente no Santos.
Yuri Alberto

O “bate-volta” na Europa, porém, nem sempre se explica apenas pelo campo e bola. Yuri Alberto, atacante do Corinthians, também teve passagem discreta pela Europa, mas saiu num contexto que fugiu do seu controle. Vendido pelo Internacional ao Zenit por 25 milhões de euros no início de 2022, o jogador retornou no meio do ano para o futebol brasileiro por conta do início da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














