Bahia goleia o RB Bragantino e respira no Brasileirão
Fora de casa, Massa Bruta levou 4 a 0, conheceu sua quarta derrota no campeonato e vê posição no G-6 ameaçada pelo Athletico-PR
Futebol|Do Live Futebol BR
Dois vira, quatro acaba. Assim, o Bahia venceu o RB Bragantino por 4 a 0 no Brasileirão 2023 na tarde deste domingo (20), na Arena da Fonte Nova, em Salvador, pela 20ª rodada.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Certeiro nas bolas paradas e contando com uma tarde inspirada de seu goleiro Marcos Felipe, o time da casa abriu boa vantagem na etapa inicial, com Rezende e Vitor Hugo, e ampliou no segundo tempo com Vinicius Mingotti e Cauly.
Com a derrota, o Massa Bruta estaciona nos 32 pontos e fica na sexta posição de classificação. Já o Esquadrão de Aço vai a 21 e mantém a 16ª colocação, fora da zona de rebaixamento.
O Braga agora torce por um tropeço do Athletico-PR para não terminar a rodada fora do G-6. Com um ponto a menos, o Furacão pega o Goiás fora de casa nesta segunda-feira (21) e pode ultrapassar a equipe paulista.
Leia também
Como foi
Empurrado pela torcida, que lotou a Arena Fonte Nova, o Bahia começou dominando e construiu uma boa vantagem no primeiro tempo, tendo a bola parada como grande trunfo. Em dois escanteios, o time da casa garantiu a vantagem parcial.
Primeiro, logo aos oito minutos, com Rezende. Após cobrança do tiro de canto, a defesa paulista cortou errado, e a bola sobrou no pé direito do volante, que chutou no canto para marcar: 1 a 0 Bahia.
Melhor no jogo, o Bahia ampliou aos 37’ e mais uma vez em bola parada. Cauly cobrou escanteio e Vitor Hugo subiu sozinho para cabecear: 2 a 0.
O RB Bragantino até tentou a reação, mas parou nas boas defesas do goleiro Marcos Felipe. E o prejuízo só não foi maior porque Vinicius Mingotti estava impedido quando marcou o terceiro para a equipe baiana, já aos 40’.
"Eles entraram com a torcida, e aí ficou uma diferença no jogo. A gente sempre atrasado", analisou o zagueiro Léo Ortiz na saída para o intervalo.
Ortiz foi um dos que deixaram o Bragantino no intervalo. Precisando correr atrás do placar, o técnico Pedro Caixinha promoveu logo três mudanças para o segundo tempo — Aderlan e Bruninho também saíram; Andrés Hurtado, Lucas Rafael e Vitinho entraram.
Apesar das mudanças, foi o Bahia que marcou mais um. Aos 14’, Ademir puxou contra-ataque pela direita e cruzou rasteiro para Vinicius Mingotti, que só teve o trabalho de completar para a rede: 3 a 0.
Dez minutos depois, em novo contra-ataque do Tricolor Baiano, Thaciano recebeu na entrada da área e mandou uma bomba na trave de Cleiton.
Aos 30', Matheus Gonçalves ficou com a sobra dentro da área, livre de marcação, mas mandou para fora a melhor chance do RB Bragantino.
Aos 38 minutos, Cauly ampliou para o Bahia. O lance começou com Gilberto, que roubou a bola, tabelou com Everaldo e cruzou na medida para Cauly pegar de primeira: 4 a 0.
O time paulista tentou levar perigo, mas esbarrou na marcação do Bahia, que até arriscou alguns contra-ataques, mas passou longe de ampliar. Final de jogo: 4 a 0 para o Tricolor Baiano.
Próximos jogos
No próximo domingo (dia 27), pela 21ª rodada, o Bahia encara o líder Botafogo fora de casa. A bola rola às 16h (de Brasília) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, só que mais cedo, às 11h, o RB Bragantino recebe o Cuiabá no Estádio Nabi Abi Chedid.
FICHA TÉCNICA:
BAHIA 4 X 0 RB BRAGANTINO
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data e hora: domingo (20), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa-PR)
Cartões amarelos: Kanu, Rezende (Bahia); Aderlan, Jadsom Silva, Andrés Hurtado, Matheus Gonçalves (RB Bragantino)
Gols: Rezende aos 8’/1°T, Vitor Hugo aos 37’/1°T, Vinicius Mingotti aos 14'/2°T e Cauly aos 38'/2°T (Bahia)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia, aos 33'/2°T); Rezende (Acevedo, aos 19'/2°T), Thaciano e Cauly; Ademir (Everaldo, aos 19'/2°T), Vinicius Mingotti (Vitor Jacaré, aos 16'/2°T) e Rafael Ratão (Yago Felipe, aos 33'/2°T). Técnico: Renato Paiva
RB BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan (Andrés Hurtado, no intervalo), Luan Patrick, Léo Ortiz (Lucas Rafael, no intervalo) e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Jadsom Silva (Matheus Gonçalves, aos 17'/2°T) e Gustavinho; Bruninho (Vitinho, no intervalo), Thiago Borbas (Alerrandro, aos 17'/2°T) e Sorriso. Técnico: Pedro Caixinha
É festa! Veja a comemoração da Espanha, que conquista de forma inédita a Copa do Mundo