Atlético-MG vence o Bragantino e segue boa sequência fora de casa no Brasileirão
Confronto agitado entre dois dos melhores times do returno marcou início da 29ª rodada
Futebol|Do Live Futebol BR
O Atlético-MG interrompeu a invencibilidade de oito jogos do vice-líder, Bragantino, após vitória por 2 a 1, no Nabizão, em Bragança Paulista (SP), em confronto válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (25).
O gols da equipe mineira foram marcados pelo atacante Hulk, de pênalti, aos 35 minutos da etapa inicial, e Igor Gomes, aos 34 minutos do segundo tempo. Talisson descontou para o Bragantino, aos 38 minutos do segundo tempo.
O Massa Bruta, detentor da melhor campanha no returno do Brasileirão, permanece com 52 pontos, podendo perder a segunda colocação geral no campeonato para o Flamengo, caso este vença na rodada. Já o Galo segue sua campanha de recuperação no segundo turno, reencontrando o caminho da vitória após dura derrota no clássico de Minas contra o Cruzeiro. O time de Felipão vai a 46 pontos, ficando na sétima colocação.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Primeiro tempo truncado em Bragança Paulista
A primeira chance de abrir o marcador foi para a equipe de Pedro Caixinha, após falta de Alan Franco, aos 7 minutos. Vitinho alçou a bola na área, que passou por todo mundo até sobrar para Eduardo Sasha, na segunda trave, cabecear num peixinho à queima-roupa, porém sem muita força, em cima do goleiro Éverson.
Sasha parecia determinado a fazer valer a lei do ex, trazendo novo perigo à meta atleticana com um chute de fora da área, aos 17 minutos, que passou à direita do arqueiro mineiro. Foram os dois únicos chutes a gol do Bragantino na etapa inicial. Apesar de se entregar à fase ofensiva, os paulistas davam espaço entre suas linhas ao Atlético, que aproveitou, acelerando o jogo com muitas ligações diretas.
Em uma delas, de Bruno Fucchs, a bola encontrou Paulinho, que conectou Hulk. Com o goleiro batido no lance, o goleador atleticano chutou de perna esquerda, mas a bola foi desviada, de cotovelo, pelo zagueiro Léo Ortiz. O arbitro de vídeo chamou Marcelo de Lima Enrique ao monitor. Pênalti para o Galo, convertido pelo mesmo Hulk, no canto direito do goleiro.
Pedro Caixinha fez sua primeira alteração ainda na etapa inicial, substituindo o lateral esquerdo Luan Cândido pelo atacante Thiago Borbas. Mas foi o Atlético-MG quem teve a chance de ampliar, com Paulinho, em última oportunidade aos 49 minutos do primeiro tempo, para uma defesa espetacular do goleiro Cleiton, com o pé direito.
Leia também
Segundo tempo de uma equipe só
Buscando preencher o campo ofensivo de seu time, Pedro Caixinha voltou com três alterações para o segundo tempo. Logo aos 6 minutos, Leo Realpe cabeceou, sozinho, mas com o ombro, dentro da pequena área atleticana. Dois minutos depois, Juninho Capixaba emendou um bolaço de perna esquerna para defesaça de Everson.
A segunda etapa foi marcada não apenas por uma intensa pressão do Massa Bruta, mas também pelo trabalho extremamente efetivo da equipe de Felipão na recomposição defensiva. Aos 34 minutos, depois que Talisson carimbou a trave de Éverson, após escanteio de Lucas Evangelista e desvio de Léo Ortiz, a torcida presente no estádio Nabi Abi Chedid se animou.
Mas, no mesmo minuto, no contra-ataque, após belo lançamento de Pavón, Igor Gomes conclui sem chance para o goleiro Cleiton. O Massa Bruta ainda descontou quatro minutos depois, com gol do jovem Talisson, e seguiu buscando o empate, mas não foi o suficiente. O Galo imprimiu a quinta derrota ao Bragantino no Brasileirão 2023 e agora busca uma vaga na Libertadores 2024.
Próximos jogos
O Atlético-MG torna a entrar em campo no próximo sábado (28), pela 30ª rodada. A equipe mineira recebe o Fluminense, às 20h (de Brasília), na Arena do Galo. Já o confronto do Bragantino, da 30ª rodada, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, foi adiado em decorrência da concessão do Maracanã para a Conmebol preparar a final da Copa Libertadores. Sendo assim, o próximo embate do Massa Bruta, válido pela 31ª rodada do Brasileirão, será apenas em novembro (4), quando visita o Goiás, às 18h (de Brasília), na Serrinha.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 1 X 2 ATLÉTICO-MG
Local: estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e horário: quarta-feira (25), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-CE
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Marcia Bezerra Lopes Caetano-RO
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa-PR)
Gols: Talisson aos 38'/2°T (Bragantino); Hulk, aos 35'/1°T, e Igor Gomes, aos 34'/2°T (Atlético-MG)
Cartões amarelos: Léo Ortiz, Aderlan (Bragantino) / Saravia, Everson, Pavón (Atlético-MG)
BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan (Andrés Hurtado), Léo Realpe, Léo Ortiz e Luan Cândido (Thiago Borbas); Jadsom, Lucas Evangelista, Juninho Capixaba; Vitinho (Henry Mosquera), Matheus Gonçalves (Helinho) e Eduardo Sasha (Talisson). Técnico: Pedro Caixinha
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Rubens (Igor Gomes), Alan Franco; Pavón, Paulinho (Réver) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
CR7 renasce na Arábia, é artilheiro mundial em 2023 e mostra que está longe do fim