Atlético-MG recebe Deportes Iquique pela Sul-Americana; veja jogos de hoje
Equipe mineira precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para assumir a liderança do grupo H
Futebol|Do R7

A segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana se encerra nesta quinta-feira (10), com três clubes brasileiros em ação. O Atlético-MG, que busca encerrar uma sequência incômoda de quatro jogos sem vitória, enfrenta o Deportes Iquique, do Chile, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte
O Galo estreou com empate por 0 a 0 diante do Cienciano, no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, e ocupa atualmente a terceira colocação da chave, com apenas um ponto — três a menos que o líder Caracas, da Venezuela.
Para assumir a liderança do grupo, o Atlético precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Isso porque, de acordo com o regulamento da competição, apenas os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente às oitavas de final. Já os segundos colocados enfrentam os terceiros colocados das chaves da Copa Libertadores em uma fase preliminar, em formato de playoffs de ida e volta.
Leia mais:
O adversário do Galo vive uma fase ainda mais delicada. O Deportes Iquique acumula 50 dias sem vencer, soma apenas duas vitórias em toda a temporada e passou recentemente por troca de treinador. Lanterna do Campeonato Chileno, os “Dragões Celestes” chegam a Belo Horizonte pressionados e enfrentam um momento crítico que não era vivido pela equipe desde 2020.
Fluminense x GV San José
Também às 21h30, o Fluminense recebe o GV San José no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pelo Grupo F. Na estreia, o Tricolor venceu o Once Caldas fora de casa por 1 a 0, com gol do artilheiro Germán Cano. Já o GV San José empatou por 1 a 1 com o Unión Española. Os chilenos abriram o placar, mas Joel Pissano empatou nos minutos finais para os bolivianos.
Com esses resultados, o Fluminense lidera o Grupo F com 3 pontos, seguido por Unión Española e GV San José, com 1 ponto cada. O Once Caldas aparece na lanterna, ainda sem pontuar.
O Tricolor chega ao duelo com mudanças importantes em relação à estreia. A principal delas está fora das quatro linhas: Renato Gaúcho assumiu o comando técnico da equipe na última semana. Em campo, Samuel Xavier deve ser o titular na lateral direita, substituindo Guga, que se lesionou no último jogo do Campeonato Brasileiro. Fuentes, Riquelme e Isaque seguem em processo de recuperação e são desfalques para o jogo.
No meio-campo, a tendência é de manutenção da formação titular, mas Renato Gaúcho conta com o reforço de Paulo Henrique Ganso, que voltou a jogar no fim de semana após se recuperar de uma miocardite. O camisa 10 ainda busca aprimorar o condicionamento físico. Já Renato Augusto, embora esteja treinando normalmente, ainda não deve ser relacionado para a partida.
Vitória x Defensa y Justicia
Mais cedo, às 19h, o Vitória entra em campo contra o Defensa y Justicia, na Argentina, em busca da primeira vitória na atual edição da Sul-Americana. Na estreia, o time baiano empatou por 1 a 1 com a Universidad Católica do Equador.
No entanto, o desempenho no Campeonato Brasileiro preocupa, já que a equipe comandada por Thiago Carpini perdeu as duas primeiras rodadas e ocupa a última colocação da tabela.
O Defensa y Justicia, por sua vez, também vive momento de instabilidade. Os argentinos estrearam com empate sem gols contra o Cerro Largo e vêm de uma derrota expressiva por 4 a 1 para o Argentinos Juniors, pela liga local.
Com os três brasileiros em momentos distintos, a rodada desta quinta-feira (10) promete ser decisiva para as pretensões de Atlético, Fluminense e Vitória na Copa Sul-Americana.