Atlético-MG pega Colo Colo na estreia da sua terceira Libertadores consecutiva
Galo tem pelo menos cinco desfalques para partida contra chilenos fora de casa
Futebol|Do R7

O Atlético-MG inicia sua trajetória na terceira Copa Libertadores consecutiva nesta quarta-feira (18) em busca do bicampeonato, quando estreia no estádio Monumental de Santiago frente ao Colo Colo, o único chileno da história a levantar o título da competição. Depois da vitória mais do que heroica em 2013, a equipe mineira quer esquecer o desempenho do ano passado. Apesar de entrar no torneio como campeão e principal favorito a repetir a conquista, o Galo acabou eliminado de maneira precoce, ainda nas oitavas de final, pelo Atlético Nacional.
Times brasileiros dominam a lista de elencos mais caros da Libertadores
Para iniciar a nova caminhada com o pé direito, o técnico Levir Culpi conta com o retrospecto positivo do clube em estreias de Libertadores. Em seis jogos, o Atlético nunca perdeu, vencendo três partidas e empatando as outras três. A estatística também é favorável em duelos contra chilenos. O Alvinegro enfrentou times do Chile em seis oportunidades: venceu quatro, empatou uma e perdeu apenas uma vez.
A delegação alvinegra viajou com cinco desfalques importantes para a estreia. A mais recente baixa foi o atacante Carlos, que recebeu uma pancada no tornozelo direito durante treino realizado na Cidade do Galo no domingo. Além dele, estão vetados os laterais Marcos Rocha e Douglas Santos, o meia Guilherme e o também atacante Lucas Pratto, principal reforço do Atlético na temporada.
Quem deve ganhar espaço no setor ofensivo é um "esquecido" herói do título de 2013: o atacante Jô. Artilheiro da Libertadores conquistada pelo Atlético, com sete gols, o jogador foi aos poucos perdendo a vaga na equipe principal, algo consolidado especialmente depois da Copa do Mundo do ano passado. O Colo Colo volta à elite do futebol sul-americano apostando em uma seleção de veteranos criados nas divisões de base para tentar repetir o feito histórico de 1991, quando se tornou o primeiro - e único até então - clube chileno a vencer a Libertadores. Jogadores como Gonzalo Fierro, ex-Flamengo, Jaime Valdés, Jean Beausejour e Humberto Suazo fazem parte da equipe montada pelo técnico Héctor Tapia, que compensa os anos de experiência de parte do elenco com alguns jovens promissores como Esteban Pavez e Juan Delgado.
E o Colo Colo vem empolgado para a partida, incentivado pela recuperação no Torneio Clasura do Campeonato Chileno. Depois de um início ruim, com três tropeços consecutivos, a equipe emendou quatro vitórias consecutivas nas últimas partidas, chegando ao sexto lugar na tabela, a apenas três pontos do líder Unión La Calera. Tudo indica que Tapia repetirá os titulares que derrotaram o Antofagasta no sábado passado, por 2 a 1.