Após polêmicas de arbitragem, São Paulo reencontra Grêmio na briga pelo G6
Tricolor Paulista busca classificação para a Libertadores de 2026, enquanto Tricolor Gaúcho quer se afastar do Z4
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O São Paulo visita o Grêmio, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (16), para tentar se aproximar do G6 do Brasileirão. Na oitava colocação, o Tricolor Paulista está a cinco pontos de Bahia e de Botafogo e luta por uma classificação para a Libertadores de 2026.
Enquanto o Tricolor Gaúcho procura se afastar da zona de rebaixamento e chegar mais próximo da parte de cima da tabela. Apenas cinco pontos separam as equipes na tabela do Campeonato Brasileiro.
Equipes não querem repetição de polêmicas de arbitragem
São Paulo e Grêmio vem de derrotas marcadas por polêmicas de arbitragem no Brasileirão. O Tricolor Paulista perdeu para o Palmeiras de virada por 3 a 2. O lance mais questionado pela diretoria tricolor foi um pênalti não marcado no atacante Tapia.
Enquanto o Tricolor Gaúcho foi derrotado por 1 a 0 pelo RB Bragantino com a expulsão polêmica de Walter Kannemann e um pênalti marcado a favor do Massa Bruta no último lance de jogo.
Leia mais
Até mesmo a última partida entre São Paulo e Grêmio foi marcada por lances polêmicos de arbitragem. Na ocasião, em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Paulista venceu por 2 a 1 graças a um pênalti marcado no fim do segundo tempo.
O atacante Luciano foi tocado na área e caiu no gramado. O árbitro Rodrigo José de Lima marcou a penalidade e manteve a decisão após consulta no VAR. Contudo, na origem da jogada foi analisada uma falta não marcada de Arboleda no zagueiro Jemerson que poderia anular o pênalti.
Após as polêmicas, o árbitro da partida entre Grêmio e São Paulo será Davi Lacerda, que além de juiz, também é gerente de uma serralheria na cidade de Serra, no Espírito Santo.
São Paulo tem grande lista no departamento médico
O técnico Hernán Crespo não contará com peças importantes para o jogo desta quinta-feira (16). A novidade no departamento médico é o meia Oscar, que sofreu uma nova lesão na panturrilha esquerda no treino da última sexta-feira (10).
O jogador atuou em metade das partidas do Tricolor na temporada e não joga com o parceiro de ataque, Lucas Moura, há mais de sete meses. Contudo, o atacante está dà disposição de Crespo para a partida contra o Grêmio.
Além de Oscar, Tricolor tem cinco jogadores no departamento médico: Jonathan Calleri, Ryan Francisco e André Silva, todos com lesões nos joelhos, além Luan e Rafael Tolói, que tratam problemas musculares.
Desses nomes, Tolói é quem tem uma evolução maior e um prazo de retorno mais próximo. O zagueiro trata uma lesão na região posterior da coxa esquerda sofrida no dia 29 de setembro.
Grêmio tem retorno de titulares
Durante a Data Fifa, o Grêmio teve tempo para recuperar três titulares que estavam afastados por problemas médicos. O lateral-direito Marcos Rocha foi preservado nas últimas duas rodadas devido ao desgaste físico.
O atacante Carlos Vinicius já se recuperou de um edema na coxa esquerda, e o volante Cuellar também está de volta após sentir um desconforto muscular.
Porém, o Tricolor Gaúcho ainda tem dois desfalques por lesão: o goleiro Thiago Volpi e o atacante Aravena tratam edemas musculares.
*Sob supervisão de Guilherme Fagundes
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp