América-RN perde 18 pontos e vai de líder a vice-lanterna no Campeonato Potiguar
Time recebeu punição por escalar jogador de forma irregular no início do campeonato
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O América-RN perdeu 18 pontos no Campeonato Potiguar 2026 após ser punido por escalar de forma irregular o lateral-direito Elias, de 20 anos, nas três primeiras rodadas do estadual, e despencou da liderança até a vice-lanterna. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (30) pela FNF (Federação Norte-rio-grandense de Futebol).
Invicto até então, o Alvirrubro de Natal liderava o estadual com 10 pontos, mas despencou para a penúltima colocação, passando a ter -8 pontos. Já o Potyguar Seridoense, também punido no caso, caiu para a lanterna, com -12. O regulamento prevê o rebaixamento de duas equipes.
Leia mais
Segundo a FNF, o Potyguar Seridoense perdeu 15 pontos por cometer a mesma infração ao relacionar de forma irregular os atletas Fabrício e Toró em quatro partidas do estadual. A punição se baseia no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que determina a perda dos pontos conquistados nas partidas em que houve irregularidade, além da retirada dos pontos máximos em disputa em cada jogo.
No caso do América-RN, o clube perdeu os nove pontos conquistados nas vitórias sobre Potyguar Seridoense, Globo FC e Laguna, além de outros nove pontos referentes às três partidas disputadas com o atleta irregularmente relacionado. Já o Potyguar perdeu 12 pontos relativos às quatro rodadas em que houve infração, além de três pontos conquistados com os jogadores irregulares.
Diferentes interpretações
A FNF informou que os atletas envolvidos “participaram do Campeonato apresentando contrato amador, mesmo já tendo 20 anos de idade, o que fere o parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026, que veda a participação de atleta não profissional a partir da data que completa 20 anos”.
Em nota, o América-RN afirmou que não houve fraude, omissão de informações ou tentativa de obter vantagem indevida e classificou o caso como uma divergência de interpretação do regulamento. O clube informou ainda que seu departamento jurídico já adotou as medidas cabíveis e que confia na Justiça Desportiva.
A federação explicou que recebeu, na quinta-feira, uma Notícia de Infração assinada por ABC, Globo FC, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz, as outras seis equipes do campeonato, relatando as irregularidades. O documento foi encaminhado ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) para julgamento.
Além do envio à Justiça, a FNF editou uma resolução administrativa determinando a retirada imediata dos pontos dos dois clubes. Os casos ainda podem ser analisados em instâncias superiores, como o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).













