Ainda sem 'estrear' e de olho na Libertadores, Hernanes é poupado no São Paulo
Futebol|Do R7
Trazido como principal reforço do São Paulo para a temporada de 2019, o meia Hernanes logo vestiu a camisa 15 e foi titular nas duas partidas pela Florida Cup contra Eintracht Frankfurt e Ajax, nos Estados Unidos. Depois, não jogou mais e ainda não estreou pelo Campeonato Paulista, o que só deverá acontecer nesta quinta-feira diante do Guarani, no estádio do Pacaembu, na capital, pela quarta rodada.
A preocupação da comissão técnica é em não desgastar o jogador ou mesmo correr o risco de perdê-lo por lesão prematuramente antes daquele que é tido como o principal compromisso do semestre: o duelo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores contra o Talleres, na Argentina, na quarta-feira que vem.
Conforme o Estado havia mostrado logo após o anúncio da sua contratação, Hernanes jogou nos últimos três anos quase tanto quanto o São Paulo entrou em campo só em 2018. Na temporada passada, foram apenas 14 participações pelo Hebei Fortune, da China.
Apesar de ser zeloso com sua forma física, Hernanes não é mais um garoto: tem 33 anos (faz 34 em maio). Assim, o departamento chefiado pelo experiente preparador físico Carlinhos Neves enxerga a necessidade de se seguir uma programação especial de treinos e monitoramento para que o jogador tenha sequência, em vez de arriscar escalá-lo em partidas menos importantes do início do Estadual na quais ele pouco acrescentaria.
A exceção foi o clássico contra o Santos, no domingo passado, quando cogitou-se utilizar o ídolo em virtude do peso do duelo. Mal em campo, o São Paulo acabou derrotado por 2 a 0, o que aumentou a pressão sobre o técnico André Jardine para que encontre uma formação ideal a tempo do confronto na Argentina.
Além da precaução em relação a Hernanes, Nenê deu conta do recado na ausência do titular nas duas primeiras partidas do Paulistão contra Mirassol e Novorizontino, o que tranquilizou a comissão técnica. Agora, a tendência é André Jardine recorrer a Hernanes em partes dos dois próximos jogos. Além do Guarani nesta quinta-feira, o São Paulo recebe o São Bento, também no estádio Pacaembu, neste domingo. Serão os dois últimos testes antes da Libertadores.














