ABC do futebol: quem se deu melhor entre os times da Grande São Paulo?
Santo André, São Bernardo e São Caetano já se destacaram no cenário nacional, com conquistas importantes e bons jogadores
Futebol|Do R7

Líder do Grupo D do Paulistão, o São Bernardo vem fazendo sua melhor campanha no torneio estadual desde o retorno à elite paulista em 2021. O Bernô soma sete vitórias em onze jogos e está entre os times com mais gols no campeonato, balançando as redes 18 vezes.
A boa fase do São Bernardo contrasta com a situação de seus rivais e vizinhos na região da Grande São Paulo: o Santo André disputa a Série A2 do Paulistão, enquanto o São Caetano está na terceira divisão estadual.
Embora tenham protagonizado grandes momentos ao longo dos anos, os três clubes nunca jogaram juntos uma mesma edição do Campeonato Brasileiro, em nenhuma de suas divisões.
Leia mais
Mas, afinal, qual clube do ABC paulista teve mais sucesso ao longo da história? Confira a trajetória e as conquistas de cada um.
Santo André
Em 1984, pela primeira vez o Santo André participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e fez boa campanha terminando em 10º lugar.
Vinte anos depois, atingiu a sua maior glória. Após eliminar clubes poderosos como Atlético-MG e Palmeiras, o time do Grande ABC chegou à final da Copa do Brasil e conquistou o título ao derrotar o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã.
Por ser o campeão da Copa do Brasil de 2004, o time ganhou o direito de disputar a Copa Libertadores da América de 2005 (pela primeira vez). Foi eliminado na fase de grupos, mas aplicou a maior goleada da competição: 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela.
Em 2008, ao classificar-se como vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B, o Esporte Clube Santo André voltou à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro depois de 24 anos, e foi rebaixado em 2009.
No 1º semestre de 2010, fez sua melhor campanha de sua história no Campeonato Paulista, onde foi vice-campeão, perdendo o primeiro jogo para o Santos por 3 a 2, e vencendo o segundo jogo pelo mesmo placar, porém no critério do desempate o melhor time da primeira fase seria o campeão.
Na Copa Paulista de 2014, o Santo André sagrou-se campeão pela segunda vez em cima do Botafogo de Ribeirão Preto. No primeiro jogo da decisão, jogando no Estádio Anacleto Campanella, as duas equipes empataram por 1 a 1 e no jogo de volta, em Ribeirão Preto, o Santo André venceu por 1 a 0 com o gol do zagueiro Luiz Matheus.
O time foi campeão e garantiu a vaga para a Copa do Brasil de 2015.
São Bernardo
Fundado em 2004, o São Bernardo Futebol Clube rapidamente ascendeu no futebol paulista, conquistando seu primeiro acesso à Série A3 em 2005. Em 2010, garantiu um lugar na elite do Paulistão, mas foi rebaixado no ano seguinte. Recuperou-se em 2012, vencendo a Série A2 e retornando à primeira divisão. Em 2013, conquistou a Copa Paulista e fez sua estreia na Copa do Brasil.
Nos anos seguintes, alternou entre rebaixamentos e acessos, com destaque para a classificação inédita às quartas de final do Paulistão em 2016. Em 2021, venceu a Série A2 e a Copa Paulista, garantindo presença na Série D do Brasileiro. O bom momento seguiu em 2022, com nova classificação às quartas do Paulistão e acesso à Série C.
Em 2023, foi campeão da Taça Independência, chegou novamente às quartas do estadual e fez sua primeira participação na Série C, terminando em 7º lugar no geral. Em 2024, foi eliminado na primeira fase do Paulistão e na Copa do Brasil, mas voltou a avançar à segunda fase da Série C, terminando em 8º lugar no campeonato.
São Caetano
O São Caetano ganhou destaque no futebol brasileiro a partir da Copa João Havelange em 2000, quando, vindo do Módulo Amarelo (equivalente à Série B), surpreendeu ao chegar à final do torneio, eliminando times como Fluminense, Palmeiras e Grêmio, mas ficando com o vice-campeonato contra o Vasco. Em 2001, novamente fez uma grande campanha e foi vice-campeão brasileiro. O ápice veio em 2002, quando alcançou a final da Libertadores, derrotando grandes equipes antes de perder nos pênaltis para o Olimpia.
Em 2004, conquistou seu primeiro grande título, o Campeonato Paulista. A partir de 2005, o desempenho começou a cair, culminando no rebaixamento à Série B em 2006. Em 2007, chegou à final do Paulistão, mas perdeu para o Santos.
Nos anos seguintes, alternou campanhas razoáveis e quedas de rendimento, sendo rebaixado para a Série C em 2013 e para a Série D em 2014. Em 2017, conquistou a Série A2 e retornou à elite paulista, chegando às quartas de final do Paulistão de 2018, mas voltou a cair para a Série A2 em 2019. Conquistou a Copa Paulista no mesmo ano, garantindo vaga na Série D do Brasileiro de 2020.
No entanto, problemas financeiros agravados pela pandemia levaram o clube a um período conturbado, sendo rebaixado à Série A3 do Paulistão em 2023.