Resumindo a Notícia
- Vinicius Júnior se pronuncia e cobra ações duras contra casos de racismo na Espanha
- Jogador publicou vídeo mostrando alguns dos ataques racistas que sofreu no país europeu
- 'Não é futebol, é desumano', declarou o brasileiro
- Este é o 10º caso de racismo denunciado pelo Real Madrid apenas nesta temporada
Vinicius Jr. foi novamente alvo de ataques racistas na Espanha
JOSE JORDAN / AFP - 21.05.2023Vinicius Junior voltou a se pronunciar nesta segunda-feira (22) após ser alvo de gritos racistas da torcida do Valencia, pelo campeonato espanhol.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o jogador do Real Madrid ressaltou não ter sido a primeira vez em que ele foi alvo de preconceito racial no país europeu, e reuniu vídeos em que sofre as agressões.
Veja também
-
Futebol
Presidente da Espanha se manifesta sobre racismo com Vinicius Jr.: 'Tolerância zero'
-
Futebol
Vini Jr. dá invertida em repórter que sugeriu que brasileiro tinha que pedir desculpas: 'Você é burro?'
-
Fora de Jogo
Zagueiro brasileiro do Valencia elogia torcida após Vinícius Júnior ser alvo de racismo
São mostrados flagrantes de torcedores do Barcelona, Atlético de Madrid, Valladolid, Mallorca cometendo uma série de injúrias raciais contra o brasileiro, através de gritos, xingamentos e até mesmo um boneco enforcado sobre um viaduto.
Em um forte depoimento, o jogador brasileiro disse viver uma "surpresa desagradável" todas às vezes em que joga fora de casa pelo Campeonato Espanhol.
"Mas o discurso sempre cai em “casos isolados”, “um torcedor”. Não, não são casos isolados. São episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha (e até em um programa de televisão)", escreveu o jogador.
"As provas estão aí no vídeo. Agora pergunto: quantos desses racistas tiveram nomes e fotos expostos em sites? Eu respondo pra facilitar: zero. Nenhum pra contar uma história triste ou pedir aquelas falsas desculpas públicas", completa o camisa 20 do Real, criticando a passividade das autoridades com os crimes cometidos pelos torcedores rivais.
O brasileiro questiona o motivo pelo qual os patrocinadores não cobram a La Liga, e classificou a situação como "um problema gravíssimo", e que comunicados e notas oficiais "não funcionam mais". "Não é futebol, é desumano", completou o jogador.
Apenas nesta temporada, o Real Madrid protocolou dez denúncias aos promotores públicos da Espanha, denunciando casos de racismo contra Vini.
O episódio no Mestalla, no último domingo (21) gerou enorme repercussão mundo afora. Jogadores como Neymar, Mbappé, Casemiro, Ronaldo, Kaká, e autoridades, como o presidente da FIFA, Gianni Infantino, o presidente do Brasil, Lula (PT), e o da Espanha, Pedro Sanchéz, se posicionaram, lamentando o ocorrido e pedindo que a La Liga, organizadora do campeonato local tome medidas para punir com veemência o ocorrido.
Jornais esportivos na Espanha culpam Vinícius Jr. por caso de racismo