Busto de Soleimani à beira do campo
Reprodução TwitterA partida entre o Al-Ittihad e o Sepahan, válida pela Liga dos Campeões da Ásia, que seria disputada nesta segunda-feira (2) foi cancelada depois que a equipe saudita se recusou a entrar em campo.
O motivo de o clube ter boicotado a partida seria por conta de bustos do major-general iraniano Qasem Soleimani, assassinado em 2020, posicionados na entrada do campo do estádio Nagsh-e Jahan, em Isfaham, no Irã.
A AFC (Confederação Asiática de Futebol) confirmou o cancelamento da partida por conta de “circunstâncias imprevistas”.
No entanto, a mídia saudita confirmou a informação de que o Al-Ittihad só disputaria a partida caso as estátuas de Soleimani fossem retiradas. A direção do clube, primeiro, pediu o adiamento da partida em uma hora, mas acabou decidindo que o time não entraria em campo.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o elenco do clube saudita deixou o estádio às pressas, com receio de represálias, e foi alvo de violência na saída do local. O ônibus foi apedrejado, e janelas do veículo ficaram estilhaçadas.
O time de Benzema, Romarinho e companhia já está em direção ao aeroporto, para retornar para a Arábia Saudita.
Funeral do militar reuniu centenas de milhares de pessoas no Irã
Official Khamenei website/Handout via REUTERS - 6/1/2020O general iraniano era considerado um herói nacional e comandou uma série de operações militares no Oriente Médio, inclusive no território saudita e em países aliados.
Ele foi assassinado no dia 3 de janeiro de 2020, no aeroporto de Bagdá, no Iraque, em um ataque aéreo coordenado pelos Estados Unidos. Na época do ocorrido, a monarquia saudita apoiou a ação americana.
Neymar não é o primeiro! Veja outros brasileiros que fizeram história na Arábia Saudita