Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

SP tem cinema de graça para quem gosta de futebol para todas idades

Festival Cinefoot começa nesta quinta-feira e vai até domingo no Museu do Futebol, com debate sobre mulher e futebol e programação para crianças

Fora de Jogo|Carla Canteras, do R7

Imagem do filme 'Pelé o último show' que será exibido no festival
Imagem do filme 'Pelé o último show' que será exibido no festival

Cinco dias de cinema e futebol para todas as idades e sem gastar nada. Essa é a proposta do festival de cinema Cinefoot, que acontece a partir das 20h, desta quinta-feira (12) e vai até segunda, no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu em São Paulo.

Os dois principais camisas 10 da história do futebol brasileiro, Pelé e Marta, serviram de inspiração para escolha dos filmes da 10ª edição do festival. No total serão exibidas 29 produções, sendo 17 brasileiras e 12 estrangeiras, vindas de Qatar, Colômbia, Peru, Argentina, França, Itália, Inglaterra, Espanha e uma coprodução México/Peru.

Mas não pense que são só filmes sobre conquistas e o esporte em si. “Não são filmes que contam vitórias, conquistas e a disputa em si. Escolhemos filmes que tragam histórias humanas para um público diversificado. A ideia é chamar atenção de quem gosta de boas histórias e bons filmes”, explica Antônio Leal idealizador do Cinefoot.

Produção do Qatar abre o festival nesta quinta
Produção do Qatar abre o festival nesta quinta

Um exemplo dessa diversidade é o filme que abre o festival, nesta noite. “A Copa dos trabalhadores” é uma produção do Qatar e conta a história dos milhares de imigrantes que construíram os estádios que receberão o Mundial de 2022 e do campeonato de futebol oragnizado por eles durante as obras.


Além de filmes adultos, as crianças também têm sessões especiais só para elas. Na sexta e no domingo, a partir das 10h, os pais podem passear pelo Museu e depois assistir uma seleção oito produções, sendo duas animações.

Outro destaque acontece no sábado, às 16h, quando vai acontecer uma mesa de discussão sobre o futebol feminino, com exibição de filmes com esse tema. “Desde os primeiros anos falamos sobre o futebol feminino. Aqui é um lugar que as mulheres chegam porque gostam do assunto, gostam de cinema. Vêm sozinhas, acompanhadas de amigos, amigas ou namorados”, afirma Leal.


O Cinefoot acontece em outras quatro cidades: Rio de Janeiro, Niterói e Belo Horizonte em outras épocas do ano. O festival é a única chance de o público assistir muitas dos filmes apresentados.

“O Brasil e o mundo tem uma produção importante de filmes com o tema futebol, mas a concorrência com os filmes de grandes bilheterias dificulta que elas sejam exibidas no grande circuito de cinema. Ir ao Museu pode ser a única oportunidade de ver muitas histórias especiais”, garante Antônio Leal.


Para pegar os ingressos, quem quiser ver deve chegar ao estádio do Pacaembu uma hora antes de começar o filme de interesse. A programação completa está no site cinefoot.org

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Neymar é único brasileiro no Top 10 do Fifa 20! Veja os melhores do game

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.