Daniel Alves pensa em se declarar culpado para diminuir pena por violência sexual
A defesa do jogador busca acordo com a Justiça espanhola, o que inclui indenizar a mulher que o acusa de estupro numa boate
Fora de Jogo|Do R7

Em uma nova estratégia de defesa, Daniel Alves pode se declarar culpado e fazer um acordo com a Justiça espanhola, a fim de diminuir a pena em uma eventual condenação por violência sexual. As informações são do jornal espanhol Mundo Deportivo.
Nas últimas semanas, a advogada Inés Guardiola, especializada em casos de agressão sexual e direito penal, assumiu a defesa do jogador, em substituição a Cristóbal Martell.
A chegada da advogada ao caso pode significar uma mudança na estratégia do brasileiro. A ideia é formalizar um acordo com a Justiça para reduzir o máximo possível a sua pena — que pode ir de oito a dez anos em regime fechado.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Para que o acordo seja fechado, Daniel teria que indenizar a vítima financeiramente e também se declarar culpado das acusações.
Caso ele assuma que forçou relações sexuais com a suposta vítima, essa seria uma mudança brusca, que iria expor ainda mais as contradições de suas declarações anteriores.
O lateral-direito deu pelo menos cinco testemunhos diferentes sobre o que aconteceu na noite de 30 de dezembro em uma boate na cidade de Barcelona, na Espanha. Em todos eles, Daniel negou ter cometido o crime; na versão mais recente, ele alegou que a relação foi consensual.
Ainda segundo o jornal El Español, a advogada de Daniel já estaria negociando esse acordo, embora não haja garantia de que a Justiça o aceitará.
Detido desde o dia 20 de janeiro no centro prisional Brians 2, próximo a Barcelona, Daniel Alves aguarda o julgamento, que deve começar entre o fim de outubro e o início de novembro.
Daniel Alves pode ser julgado da acusação de estupro neste mês; entenda qual a situação do jogador
Daniel Alves completa, no dia 20 de outubro, nove meses de prisão. Acusado de estupro contra uma jovem de 23 anos, o brasileiro está na cadeia Brians 2, em Barcelona, na Espanha, desde 20 de janeiro. A violência teria acontecido em dezembro de 2022 e a...
Daniel Alves completa, no dia 20 de outubro, nove meses de prisão. Acusado de estupro contra uma jovem de 23 anos, o brasileiro está na cadeia Brians 2, em Barcelona, na Espanha, desde 20 de janeiro. A violência teria acontecido em dezembro de 2022 e a investigação foi encerrada em julho deste ano. Segundo a imprensa espanhola, o atleta, que está sem clube desde a detenção, deve ser julgado entre outubro e novembro, mas ainda não há data certa. Na prisão, ele completou 40 anos. Entenda qual é a situação do atleta:









![Em agosto, quando a Justiça de Barcelona decretou o fim das investigações, Daniel Alves e a equipe de defesa desistiram de buscar novos recursos para acelerar o julgamento e se tornar réu no processo.
"Dani Alves tem se mostrado insatisfeito com o relato dos fatos contidos na decisão judicial, que não condizem com a realidade do ocorrido", afirmou nota enviada para a reportagem na época.
"No entanto [Daniel Alves] também afirmou que não recorrerá da resolução para agilizar seu julgamento. A denúncia é etapa necessária para o encaminhamento dos autos ao juiz de primeira instância"](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/NDMUHMEI6NN6NOAXS6G3MQPN6I.jpg?auth=5b8487bdd6c5268fe9d131b1b30b8d3a0b95121472e61904f85d38ff9f48ded6&width=1500&height=998)


