Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Audiência Nacional da Espanha abre processo preliminar contra Luis Rubiales por beijo em Hermoso

Ex-presidente da Real Federação Espanhola é acusado de crimes de agressão sexual e coação

Fora de Jogo|Do R7


Audiência Nacional da Espanha aceitou denúncia contra Rubiales
Audiência Nacional da Espanha aceitou denúncia contra Rubiales

O juiz Francisco de Jorge, da Audiência Nacional da Espanha, aceitou a tramitação da denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales pelos crimes de agressão sexual e coação pelo beijo sem consentimento que deu na jogadora Jennifer Hermoso após a final da Copa do Mundo Feminina, em Sydney.

O magistrado emitiu um auto nesta segunda-feira no qual abriu um processo preliminar e transferiu a denúncia para Rubiales, para que este tenha "pleno conhecimento dos fatos alegados" e possa exercer o seu direito de defesa.

Além de admitir a denúncia, o juiz já acordou as primeiras diligências para investigar os fatos, que ocorreram na cerimônia de entrega das medalhas do torneio, em 20 de agosto.

Concretamente, o juiz ordenou à "RTVE" que obtenha os vídeos do momento "de todos os ângulos em que o acusado beija a requerente", bem como os minutos imediatamente anteriores e posteriores ao acontecimento relativo à celebração da vitória da seleção espanhola.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

O magistrado também pediu ao jornal "El País" o vídeo da comemoração no vestiário, que foi divulgado na internet, e ao jornal "AS" os momentos do beijo e quaisquer outros relacionados com os fatos. O juiz de instrução solicitou igualmente ao jornal "La Vanguardia" o vídeo da celebração no ônibus da equipa.

De acordo com o magistrado, "é oportuno" admitir a denúncia apresentada pelo Ministério Público na sexta-feira passada "para a investigação dos fatos alegados" e dado que a Audiência Nacional é o órgão competente para investigar crimes supostamente cometidos fora do país por espanhóis.

Publicidade

O Ministério Público apresentou uma queixa contra Rubiales depois de Jennifer Hermoso ter formalizado a sua denúncia contra o dirigente, confirmando que o beijo não foi consensual e dizendo que tanto ela como o seu entorno foram pressionados. De acordo com o Ministério Público, os fatos podem constituir um crime de agressão sexual e outro de coação.

Rubiales renunciou à presidência da RFEF na noite de domingo, depois de mais de cinco anos à frente da instituição e 21 dias após o episódio, que causou uma comoção mundial que levou a Fifa a afastá-lo por 90 dias.

Além de beijar campeã da Copa, dirigente teria roubado dinheiro para festa; conheça Luis Rubiales

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.