O suíço Roger Federer, número oito do mundo, garantiu nesta sexta-feira sua classificação para a decisão do torneio de Dubai ao derrotar de virada por 3-6, 6-3 e 6-2 o sérvio Novak Djokovic, atual vice-líder do ranking da ATP, em 1h46.
O tenista de 32 anos disputará o título no domingo com o tcheco Tomas Berdych (N.6), que mais cedo superou o alemão Philipp Kohlschreiber, número 26 do mundo, por duplo 7-5.
"Comecei mal, mas passei a jogar melhor graças ao apoio do público", comemorou Federer depois da partida.
O momento decisivo do jogo foi no quinto game do terceiro set, quando conseguiu a quebra decisiva com uma linda passada quando o adversário estava subindo à redes.
"A quadra é bem rápida, então tentei ser muito agressivo. Espero conseguir fazer voleiros como Stefan (seu técnico atual, ex-tenista sueco que era especialista do saque-voleio)", brincou.
Pentacampeão em Dubai, o suíço é um dos poucos que tem retrospecto positivo contra Djokovic (17 vitórias e 15 derrotas), mas sua última vitória diante do sérvio tinha sido há mais de um ano e meio, na edição de 2012 do Masters 1000 de Cincinnati, quanto tinha atropelado o adversário por 6-0 e 7-6.
Depois de um anos de 2013 decepcionante, Federer parece esta começando a voltar perto do seu melhor nível. No Aberto da Austrália, só foi derrotado pelo espanhol Rafael Nadal, número um do mundo, nas semifinais.
"Derrotar Novak em quadra dura é sempre difícil. É um passo importante para mim, sei que estou indo na direção certa e isso me dá muita confiança", completou.
O torneio ATP 500 de Dubai é disputado sobre piso duro e distribui 1.928.340 dólares em premiações.
-- Torneio ATP de Dubai
- Simples - Semifinais:
Roger Federer (SUI/N.4) x Novak Djokovic (SRV/N.1) 3-6, 6-3, 6-2
Tomas Berdych (RTC/N.3) x Philipp Kohlschreiber (ALE/N.7) 7-5, 7-5
bur/sk/jgu/lg