Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Jogamos FIFA 18 e contamos como a franquia muda pouco para se manter no topo

Jogos|Filipe Siqueira, do R7

  • Google News
Cristiano Ronaldo agora é o novo garoto-propaganda da franquia, após a saída de Messi
Cristiano Ronaldo agora é o novo garoto-propaganda da franquia, após a saída de Messi

Entra ano, sai ano e por volta de julho nos perguntamos o FIFA nos trará de novo em mais uma edição. Algo além das mudanças de elencos, de overal de jogadores, uniformes e coisas assim. Que mecânica estará no centro das atenções dessa vez? Após o foco na velocidade da edição 14, jogos de corpo no 16 e um equilíbrio maior no ataque em FIFA 17, o que temos em FIFA 18?

Fomos convidado (o estagiário Lucas "Bigorna" Henrique, aqui do Hora 7, e eu) para uma sessão de apresentação e jogatina para conhecer não apenas FIFA, mas outros games que serão lançados ainda este ano pela Warner, Capcom e EA, no evento anual WB Summit 17 Vários deles são intensamente divertidos (LEGO Marvel Super Heroes 2, Terra-média: Sombras da Guerra e Marvel vs Capcom Infinite, Monster Hunter: World), mas as atenções de quase todos estavam voltados para a franquia mais vendida do Brasil: FIFA.


Lendas do futebol, Pelé, Maradona e Ronaldo são confirmados em nova sessão no Fifa 18

Modo “A Jornada” do FIFA 18 só estará disponível para PC, PS4 e Xbox One


Enquanto os profissionais da área se concentravam nos detalhes de seus times favoritos — o que fazia com que quatro em cada cinco partidos fossem entre Real Madrid e Chelsea —, Eu e o Bigorna escolhemos os times mais fracos da demonstração, para sentir como é jogar no campeonato sueco ou na segunda divisão argentina. O resultado foi um confronto entre LA Galaxy e Toronto.

Após vários minutos jogados, podemos dizer que a ideia dos produtores foi aprimorar coisas que já estiveram presentes em vários dos outros games da franquia e deixar tudo mais equilibrado. Um dos pontos centrais e mais trabalhados nos últimos anos foi a movimentação dos jogadores sem a bola. Não apenas marcação, mas na transição, e na busca por espaços na defesa adversária.


Se em FIFA 14 bastava ter atacantes rápidos e usar com alguma precisão bolas enfiadas, desde FIFA 15 as coisas se complicaram e aumentou o foco em toque de bola e dribles, ainda mais necessários desde FIFA 16 desde que zagueiros e marcadores ganharam super-poderes com jogo de corpo e velocidade quase similar ao de atacantes rápidos. FIFA 18 busca tornar isso mais equilibrado. Os dribles desconcertantes são ligeiramente mais fáceis de fazer e seus coadjuvantes do ataque têm mais iniciativa para infiltrações.

Há também coisas cosméticas que contam bastante, como melhoras ainda maiores nas animações de torcida e atualizações na narração, com a inserção maior de linhas narrativas engraçadas e comentários sobre times e coisas históricas. Um exemplo dado pelo próprio Thiago Leifert foi lembrar a virada histórica do Barcelona no mata-mata contra o PSG nas oitavas da Champions League. Outro exemplo foi citar a importância de Casemiro nas vitoriosas campanhas recentes do Real Madrid. São 600 novas frases gravadas, a maior já feita pelo narrador desde que se tornou narrador da franquia, em Fifa Soccer 13.


[embed id="596667dfd8ea628b4b000082" name="" namespace="videos" content="%3Ciframe%20width%3D%22750%22%20height%3D%22438%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FXvS4bozfTlA%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E"]
{
    "data": {
        "id": "596667dfd8ea628b4b000082",
        "name": "",
        "namespace": "videos",
        "content": "%3Ciframe%20width%3D%22750%22%20height%3D%22438%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FXvS4bozfTlA%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E"
    },
    "embedded": {
        "_id": "596667dfd8ea628b4b000082",
        "content": "%3Ciframe%20width%3D%22750%22%20height%3D%22438%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FXvS4bozfTlA%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E",
        "dimensions": null,
        "embeddable_id": null,
        "name": "",
        "disable_adv": false,
        "section_name": "esportes",
        "videos": []
    }
}

A versão ainda é beta, então não podemos tirar fotos ou fotografar. Mesmo com as melhorias, a versão ainda tinha problemas de cadência comuns em versões de testes. Um dos pontos mais difíceis de ajustar no game é a velocidade dos movimentos dos jogadores, que pareciam bem mais lentos que em versões finais.

O jogo agora também conta com substituições dinâmicas. Em qualquer momento é possível apertar R2/RT para receber dicas de substuições, principalmente para jogadores com cartões amarelos ou muito cansados.

Como o Bigorna joga sujo, recebeu quatro cartões amarelos, mas ainda assim venceu o jogo após eu sofrer com os controles — como as sessões do jogo são muito disputadas, inventei de não modificar todos os controles como habitualmente faço, deixando-os iguais aos da série Pro Evolution Soccer. Resultado: 2 x 0 para ele, com direito a gol em bola desviada.

FIFA 18 estará disponível no próximo dia 29 de setembro no mercado brasileiro por R$ 249, para PS4 e Xbox One. As versões de PS3 e Xbox 360 custarão R$ 199.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.