Jogamos FIFA 18 e contamos como a franquia muda pouco para se manter no topo
Jogos|Filipe Siqueira, do R7

Entra ano, sai ano e por volta de julho nos perguntamos o FIFA nos trará de novo em mais uma edição. Algo além das mudanças de elencos, de overal de jogadores, uniformes e coisas assim. Que mecânica estará no centro das atenções dessa vez? Após o foco na velocidade da edição 14, jogos de corpo no 16 e um equilíbrio maior no ataque em FIFA 17, o que temos em FIFA 18?
Fomos convidado (o estagiário Lucas "Bigorna" Henrique, aqui do Hora 7, e eu) para uma sessão de apresentação e jogatina para conhecer não apenas FIFA, mas outros games que serão lançados ainda este ano pela Warner, Capcom e EA, no evento anual WB Summit 17 Vários deles são intensamente divertidos (LEGO Marvel Super Heroes 2, Terra-média: Sombras da Guerra e Marvel vs Capcom Infinite, Monster Hunter: World), mas as atenções de quase todos estavam voltados para a franquia mais vendida do Brasil: FIFA.
Lendas do futebol, Pelé, Maradona e Ronaldo são confirmados em nova sessão no Fifa 18
Modo “A Jornada” do FIFA 18 só estará disponível para PC, PS4 e Xbox One
Enquanto os profissionais da área se concentravam nos detalhes de seus times favoritos — o que fazia com que quatro em cada cinco partidos fossem entre Real Madrid e Chelsea —, Eu e o Bigorna escolhemos os times mais fracos da demonstração, para sentir como é jogar no campeonato sueco ou na segunda divisão argentina. O resultado foi um confronto entre LA Galaxy e Toronto.
Após vários minutos jogados, podemos dizer que a ideia dos produtores foi aprimorar coisas que já estiveram presentes em vários dos outros games da franquia e deixar tudo mais equilibrado. Um dos pontos centrais e mais trabalhados nos últimos anos foi a movimentação dos jogadores sem a bola. Não apenas marcação, mas na transição, e na busca por espaços na defesa adversária.
Se em FIFA 14 bastava ter atacantes rápidos e usar com alguma precisão bolas enfiadas, desde FIFA 15 as coisas se complicaram e aumentou o foco em toque de bola e dribles, ainda mais necessários desde FIFA 16 desde que zagueiros e marcadores ganharam super-poderes com jogo de corpo e velocidade quase similar ao de atacantes rápidos. FIFA 18 busca tornar isso mais equilibrado. Os dribles desconcertantes são ligeiramente mais fáceis de fazer e seus coadjuvantes do ataque têm mais iniciativa para infiltrações.
Há também coisas cosméticas que contam bastante, como melhoras ainda maiores nas animações de torcida e atualizações na narração, com a inserção maior de linhas narrativas engraçadas e comentários sobre times e coisas históricas. Um exemplo dado pelo próprio Thiago Leifert foi lembrar a virada histórica do Barcelona no mata-mata contra o PSG nas oitavas da Champions League. Outro exemplo foi citar a importância de Casemiro nas vitoriosas campanhas recentes do Real Madrid. São 600 novas frases gravadas, a maior já feita pelo narrador desde que se tornou narrador da franquia, em Fifa Soccer 13.
{
"data": {
"id": "596667dfd8ea628b4b000082",
"name": "",
"namespace": "videos",
"content": "%3Ciframe%20width%3D%22750%22%20height%3D%22438%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FXvS4bozfTlA%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E"
},
"embedded": {
"_id": "596667dfd8ea628b4b000082",
"content": "%3Ciframe%20width%3D%22750%22%20height%3D%22438%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FXvS4bozfTlA%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E",
"dimensions": null,
"embeddable_id": null,
"name": "",
"disable_adv": false,
"section_name": "esportes",
"videos": []
}
}A versão ainda é beta, então não podemos tirar fotos ou fotografar. Mesmo com as melhorias, a versão ainda tinha problemas de cadência comuns em versões de testes. Um dos pontos mais difíceis de ajustar no game é a velocidade dos movimentos dos jogadores, que pareciam bem mais lentos que em versões finais.
O jogo agora também conta com substituições dinâmicas. Em qualquer momento é possível apertar R2/RT para receber dicas de substuições, principalmente para jogadores com cartões amarelos ou muito cansados.
Como o Bigorna joga sujo, recebeu quatro cartões amarelos, mas ainda assim venceu o jogo após eu sofrer com os controles — como as sessões do jogo são muito disputadas, inventei de não modificar todos os controles como habitualmente faço, deixando-os iguais aos da série Pro Evolution Soccer. Resultado: 2 x 0 para ele, com direito a gol em bola desviada.
FIFA 18 estará disponível no próximo dia 29 de setembro no mercado brasileiro por R$ 249, para PS4 e Xbox One. As versões de PS3 e Xbox 360 custarão R$ 199.




