Veja quem subiu ou desceu na seleção após a 1ª fase da Copa
Encerrada a fase de grupos do Mundial da Rússia, confira quais jogadores do Brasil corresponderam às expectativas da torcida e quem decepcionou
Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7
O Brasil se classificou em primeiro lugar no Grupo E da Copa. Com duas vitórias e um empate, a seleção brasileira somou sete pontos e obteve a terceira melhor campanha entre os 16 classificados para as oitavas de final do Mundial. Apenas Bélgica, Uruguai e Croácia, que venceram as três partidas e somaram nove pontos, foram melhores que o Brasil na primeira etapa da competição.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
Entretanto, os números não deveriam ser interpretados sem uma análise da Copa pois não revelam algumas dificuldades que o time brasileiro enfrentou nos primeiros jogos do Mundial. As apresentações nas rodadas iniciais geraram certa desconfiança de parte da torcida e da imprensa brasileiras em relação ao rendimento do time.
Veja como ficaram as oitavas de final da Copa da Rússia
Na estreia, contra a Suíça, o Brasil fez um ótimo primeiro tempo e saiu na frente com um golaço de Philippe Coutinho. Mas, na segunda etapa, a equipe sofreu um gol nos primeiros minutos e caiu de rendimento. Neymar, Gabriel Jesus e Paulinho, três nomes nos quais a torcida depositava muita esperança, não renderam o esperado.
Na segunda partida, a equipe brasileira pressionou desde o início, mas teve enormes dificuldades para superar a defesa da modesta Costa Rica, considerada a equipe mais fraca da chave. A vitória veio com dois gols nos acréscimos do segundo tempo, marcados por Coutinho e Neymar.
Leia também
Brasil vence a Sérvia por 2 a 0 e pega o México nas oitavas da Copa
Neymar supera CR7 e Messi e é o primeiro em finalizações na Copa
Seleção brasileira empenha guerra desnecessária em plena Copa 2018
Tite banca Gabriel Jesus apesar da fase de Firmino na seleção brasileira
Veja os confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo
Já contra a Sérvia, o Brasil mostrou um futebol mais equilibrado e superou a Sérvia por 2 a 0, gols de Paulinho e Thiago Silva. Curiosamente, dois remanescentes do 7 a 1 e que recebiam críticas. Especialmente o zagueiro, que ainda paga pelo choro após a partida contra o Chile, nas oitavas de final da Copa de 2014.
"O Paulinho está em alta para mim. Fez o gol e é um jogador sempre importante. É um líder dentro de campo. Acho que a zaga também está em alta. Foi testada e se saiu bem. Thiago Silva, para quem duvidava de quatro anos atrás, amadureceu muito", analisou o jornalista Lucas Pereira, apresentador do programa Esporte Fantástico, da Record TV.
No entanto, após as três primeiras partidas do Brasil na Copa, Philippe Coutinho parece ter sido quem mais agradou na seleção de Tite. Para o jornalista Lucas Pereira, o meia é hoje um dos jogadores mais importantes do atual elenco da seleção brasileira.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
"Para mim, é o melhor jogador do Brasil até agora. Fez gols importantes, deu o passe para o Paulinho fazer o primeiro gol (contra a Sérvia). É o jogador mais equilibrado do time, que joga mais para a equipe", frisou o apresentador.
Mas alguns jogadores de quem se esperava protagonismo não confirmaram em campo a expectativa criada pela torcida. Neymar é um deles. O camisa 10 melhorou no terceiro jogo, correu muito, tocou mais a bola para os companheiros, caiu menos em campo e também procurou não polemizar com a arbitragem. Mas acredita-se que Neymar pode oferecer mais ao Brasil.
"Neymar melhorou, mas não posso dizer que está em alta ainda. Mas é um jogador sempre importante, apesar de não estar jogando o que a gente esperava", ponderou Lucas Pereira.
Outro a estar bei abaixo do esperado é Gabriel Jesus, um dos artilheiros do Brasil na era Tite — 10 gols, junto com Neymar. O atacante teve uma grande participação nas Eliminatórias e nos amistosos que a seleção realizou neste ano, mas que ainda não desencantou no Mundial.
"Gabriel Jesus é uma peça que está devendo. Me lembro que, há quatro anos, o Fred, que todo mundo classificava como um 'cone', fez gol na fase de grupos. Gabriel passou em branco, está se posicionando mal, parece que está meio lento em campo, perdido, não achou ainda o posicionamento dele", avaliou o jornalista.
Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018
O meia Willian, outro jogador muito importante nas Eliminatórias e de atuações convincentes na preparação para a Copa, também não mostrou todo o potencial durante a fase de grupos do Mundial. Sempre muito elogiado e chamado pelo treinador da seleção brasileira de "foguetinho", o jogador ainda pode render mais que o esperado.
"É um baita jogador. Gosto muito do Willian, mas ele não foi bem nesses jogos da primeira fase", complementou o apresentador do Esporte Fantástico Lucas Pereira.
Copa 2018: veja as melhores imagens de Sérvia x Brasil