Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Copa 2018

VAR poderia ter mudado resultado de Brasil x Bélgica na Copa de 2002

Seleção brasileira venceu a partida por 2 x 0 após a Bélgica ter um gol anulado pelo juiz Peter Prendergast enquanto o jogo ainda estava empatado em 0 x 0

Copa 2018|Alexandre Garcia, do R7

Brasil venceu duelo com gols de Ronaldo e Rivaldo
Brasil venceu duelo com gols de Ronaldo e Rivaldo

Brasil e Bélgica entram em campo nesta sexta-feira (6) em busca de uma vaga na semifinal da Copa do Mundo da Rússia. A única vez que as duas seleções se encontraram na história dos Mundiais foi nas oitavas de final de Copa de 2002.

Na ocasião, a existência do árbitro de vídeo poderia ter mudado o resultado do confronto que foi vencido pelo Brasil e abriu caminho para a conquista do pentacampeonato.

Brasil e Bélgica fazem duelo entre melhor defesa e melhor ataque

O duelo estava muito equilibrado quando, aos 35 minutos, o capitão belga Marc Wilmots conseguiu subir sozinho dentro da área brasileira e cabecear firme e sem chances de defesa para Marcos.


O gol que abriria o placar da partida foi anulado pelo árbitro jamaicano Peter Prendergast. Ele entendeu que Wilmots teria empurrado Roque Júnior para conseguir uma vantagem na jogada.

Caso o VAR, sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo, já estivesse em uso naquela edição da Copa, o gol seria revisado e, provavelmente validado. A tecnologia começou a ser utilizada nesta edição do Mundial para lances de gol e pênalti, identificação de jogadores e casos de expulsão.


Fifa reafirma gol legal contra Brasil e diz: VAR acertou em 99% dos casos

Após o gol anulado, o Brasil voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu balançar as redes com Rivaldo (aos 22’) e Ronaldo (aos 42’), o que manteve vivo o sonho do pentacampeonato que seria conquistado alguns dias depois.


Marc Wilmots

A partida contra o Brasil foi a última de Marc Wilmots vestindo a camisa da Bélgica. Após a eliminação para o Brasil, ele ainda jogou pelo Schalke 04 por alguns meses antes de pendurar as chuteiras e se dedicar a carreira de treinador.

VAR coloca o futebol diante de seu maior desafio

Wilmots comandou a seleção da Bélgica na Copa de 2014 e comentou em entrevista à Fifa o gol anulado nas oitavas de final de 2002. “"Foi um erro humano. Eu disse isso logo ao final da partida", lamentou.

“Às vezes um campeonato é decidido dessa maneira, com uma decisão que nos machuca, mas a vida continua. O tempo passou e eu tive que me conformar com o que aconteceu”, afirmou ele.

Veja a seleção do Mundial da Rússia após o fim da 1ª fase:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.