Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sombrio só de rosto: o passado do russo que virou 'mascote' do Brasil

Em 2014, Yuri Torsky visitou o Oiapoque e vestiu a camisa da seleção brasileira; quatro anos depois, jovem russo é fenômeno nas redes sociais

Copa 2018|Guilherme Padin, do R7

Há 4 anos, pouco após o 7 a 1, Torsky já demonstrava o carinho pela seleção
Há 4 anos, pouco após o 7 a 1, Torsky já demonstrava o carinho pela seleção Há 4 anos, pouco após o 7 a 1, Torsky já demonstrava o carinho pela seleção

Ninguém imaginaria que o torcedor mais emblemático da seleção de Tite, Neymar e companhia na Copa do Mundo de 2018 não seria um brasileiro, mas um russo: Yuri Torsky.

Igualmente difícil de se pensar é que um desconhecido habitante do país-sede do Mundial se tornaria tão famoso aqui no Brasil.

Torcedor assustador é russo e trabalha em centro espacial

Torsky, de 34 anos, precisou apenas de uma bandeira do Brasil, uma camisa da seleção e uma feição sombria para conquistar os brasileiros nas redes sociais.

Publicidade

Após a fama conquista tão rapidamente entre os brasileiros, o russo mandou, nesta quarta-feira (4), um recado à toda população do Brasil. Usando sua conta no VK (rede social popular na Rússia), ele se entregou de vez ao Brasil:

"Obrigado a todos! Desculpe, não posso responder diretamente a todos vocês, mas vocês são incríveis. Estou muito feliz por fazer parte da equipe do Brasil neste torneio. Claro, vou apoiar o Brasil nas próximas partidas e espero que você vença!"

Publicidade

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

A reportagem do R7 investigou todo o perfil do torcedor para descobrir os detalhes e segredos da vida do homem que se tornou um dos símbolos da torcida brasileira na busca pelo hexacampeonato na Rússia.

Publicidade

Em 2014, do Oiapoque à Rússia

Torsky já esteve no Oiapoque, no Amapá
Torsky já esteve no Oiapoque, no Amapá Torsky já esteve no Oiapoque, no Amapá

Yury Torsky contou, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, que comprou sua bandeira do Brasil em uma viagem à Guiana Francesa, território francês que faz divisa com o norte brasileiro.

Mas não foi apenas lá que Torsky pisou. Durante a viagem, ele publicou fotos na cidade de Oiapoque, no Amapá, cidade do extremo norte do Brasil que marca os limites com a Guiana Francesa.

A data das fotos de Torsky também mostram que a conexão com a seleção é antiga. Em agosto de 2014, quando esteve em território brasileiro, vestindo uma camiseta da seleção, a Copa de 2014, sediada no Brasil, tinha acabado havia poucas semanas.

Em Samara, o centro espacial

Yury também mostra paixão pelos foguetes em seu perfil no VK
Yury também mostra paixão pelos foguetes em seu perfil no VK Yury também mostra paixão pelos foguetes em seu perfil no VK

Embora tenha nascido em Mirny, Torsky vive hoje em Samara, onde trabalha no centro espacial local. Foi lá que ele assistiu, do estádio, o jogo entre Brasil e México. E alguns segundos registrados pelas câmeras de televisão foram o bastante para transformá-lo em celebridade.

Além da vitória brasileira sobre o México, ele viu diversos jogos que ocorreram na cidade-sede, como Uruguai x Rússia e Dinamarca x Austrália e Costa Rica x Sérvia.

Assustador e cinéfilo

Torcedor-mascote da seleção posa ao lado dos personagens de Star Wars
Torcedor-mascote da seleção posa ao lado dos personagens de Star Wars Torcedor-mascote da seleção posa ao lado dos personagens de Star Wars

Uma das paixões torcedor da seleção brasileira é o cinema. Em seu perfil, ele classifica o filme Knockin' on Heaven's Door, de 1997, como seu favorito.

Além disso, são várias as fotos do russo com personagens e figuras de Star Wars, ficção norte-americana de enorme sucesso nas últimas quatro décadas. O personagem favorito de Yuri é Darth Vader, o vilão da trilogia original, com quem tem várias fotos.

Louco por caranguejos

Não é só a seleção brasileira que tira o famoso sorriso assustador de Torsky
Não é só a seleção brasileira que tira o famoso sorriso assustador de Torsky Não é só a seleção brasileira que tira o famoso sorriso assustador de Torsky

Uma das particularidades da vida de Torsky é a culinária. São frequentes as postagens com os chamados 'pratos do dia' do jovem.

Dos mais diversos posts sobre culinária, um deles chama a atenção: uma selfie do jovem com diversos caranguejos em uma banheira. Nas fotos seguintes, os animais são cozidos e servidos para o deleite do russo. Na fotografia, Yuri mostra seu sorriso que encantou tantos brasileiros.

Yury ou Laurindo? O fenômeno dos 'fakes'

Bastaram dois dias e os internautas brasileiros viveram as mais distintas reações desde a aparição Torsky: primeiro, se divertiram criando inúmeros memes. Na sequência, se enganaram com o surgimento de uma conta fake do torcedor, que dizia se chamar Laurindo Santos. Tudo isso até a descoberta de sua real identidade.

A história do torcedor sombrio viralizou tanto que os fakes se multiplacaram: são centenas as contas falsas do homem de 34 anos, seja com o nome de Yury Torsky ou de Laurindo Santos, somando as redes Instagram, Facebook e Twitter.

No Instagram, já surgiram até alguns fãs clubes para o toredor russo. Enquanto isso, no Facebook, há páginas que vão de sete a 12.400 curtidas.

E foi no Twitter onde apareceu o primeiro e mais famoso 'fake' de Torsky: a conta @YuryTorsky alcançou quase 98.000 seguidores e foi ela a responsável por enganar boa parte dos internautas que acompanharam o caso do torcedor assustador.

Mais uma das brincadeiras nas redes
Mais uma das brincadeiras nas redes Mais uma das brincadeiras nas redes

"Gente, eu só tenho a cara de terror, mas sou um amorzinho (risos). Estou rindo muito com o que vocês estão dizendo sobre mim", dizia a mensagem que viralizou ao ser replicada mais de 12.000 vezes, além de receber 50.000 curtidas. Até a descoberta da identidade do russa, o perfil também levava o nome de Laurindo Santos, que se espalhou pelas redes.

Do Oiapoque à Rússia: as fotos do torcedor assustador da seleção

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.