Seleção do Japão demite técnico a dois meses da estreia na Copa
O substituto do croata Vahid Halilhodzic será Akira Nishino, atual diretor-técnico da JFA; vai ser a sexta participação consecutiva do país em Mundiais
Copa 2018|Do R7
![Vahid Halilhodzic é demitido após três anos de trabalho na seleção do Japão](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/EGO3LX7AM5PLVI2WOKSDGDVORQ.jpg?auth=e5721e7bbd1d152b5eaf8d8b4d43d1b4c8bd68de8df929fa354692b95297149b&width=659&height=359)
A Associação de Futebol de Japão (JFA, na sigla em inglês) anunciou oficialmente nesta segunda-feira (09) a demissão do técnico Vahid Halilhodzic, que não resistiu ao momento ruim vivido pela seleção do país. A decisão foi tomada pouco mais de dois meses antes da estreia do time nacional na Copa do Mundo, contra a Colômbia, no dia 19 de junho, em Saransk, na Rússia.
Por meio de comunicado, a entidade também confirmou que o treinador bósnio foi imediatamente substituído por Akira Nishino, o atual diretor-técnico da JFA, que tentará fazer os japoneses reencontrarem o caminho das vitórias visando a disputa do sexto Mundial consecutivo com a presença do país.
Ao justificar a demissão, o presidente da JFA, Kozo Tashima, citou problemas de "comunicação" do comandante com os jogadores e disse que os atletas da seleção também perderam a confiança em Halilhodzic. "Isso se tornou uma situação urgente", ressaltou o dirigente.
Tashima destacou ainda que a entidade "não teve outra escolha" que não fosse promover algum membro que já fazia parte da entidade para o cargo, tendo em vista o fato de que a Copa do Mundo está muito próxima de começar. "Achamos que o treinador deveria ser alguém que tenha visto esta seleção mais de dentro da nossa associação", disse.
Em seis participações em Copas do Mundo, o Japão só passou da fase de grupos por duas vezes, sendo que nestas duas ocasiões foi eliminado nas oitavas de final. Isso ocorreu em 2002, sob o comando do francês Philippe Troussier, e depois em 2010, com Takeshi Okada à frente da equipe nacional.
Escolhido para substituir Halilhodzic, Nishino já dirigiu a equipe japonesa do Gamba Osaka e também a seleção olímpica do seu país nos Jogos de Atlanta, em 1996. "Tomamos esta decisão porque eu acho que com ela poderíamos aumentar as chances de a seleção vencer, mesmo que se torne só um pouco mais vencedora", disse Tashima.
Demitido após ter sido contratado em março de 2015, menos de um ano após levar a Argélia às oitavas de final da Copa de 2014, Halilhodzic caiu agora no Japão depois de ter amargado um empate por 1 a 1 com o Mali e uma derrota por 2 a 1 para a Ucrânia, no final do mês passado, em amistosos de preparação para o próximo Mundial.
EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
Copa do Mundo mais triste. Veja craques que não vão à Rússia 2018:
A Copa do Mundo é o momento dos grandes craques do futebol mas, como sempre, outros tantos bons jogadores ficam de fora. A seguir você acompanha os principais atletas que farão falta na Rússia 2018 O goleiro italiano Gianluigi Buffon é sem dúvida a pr...
A Copa do Mundo é o momento dos grandes craques do futebol mas, como sempre, outros tantos bons jogadores ficam de fora. A seguir você acompanha os principais atletas que farão falta na Rússia 2018 O goleiro italiano Gianluigi Buffon é sem dúvida a principal ausência