Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Órgão da Fifa oficializa árbitro de vídeo em partidas de futebol

Após 2 anos de testes, tecnologia para rever jogadas foi aprovada por International Board. Agora só falta o sinal verde de federação

Copa 2018|Ugo Sartori, do R7*

Gianni Infantino diz que a Fifa está comprometida com a implantação do VAR
Gianni Infantino diz que a Fifa está comprometida com a implantação do VAR Gianni Infantino diz que a Fifa está comprometida com a implantação do VAR

Agora é ofcial, o VAR (árbitro de vídeo) foi liberado para uso no futebol. A Ifab (International Football Association Board), entidade responsável pelas regras do jogo no mundo, informou neste sábado (3) em sua conta oficial no Twitter uma "decisão histórica", como chamaram.

A tecnologia de vídeo para revisar jogadas, lances, faltas e gols foi testada durante dois anos e, na 132º reunião geral anual, a Ifab aprovou por unanimidade o uso do VAR. na reunião estava o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que considerou a assistência em vídeo um marco para a nova era no fotebol. Para o presidente da Fifa essa nova era será marcada por manter a integridade e a equidade em campo.

A filosofia que a Ifab se apoia para o uso da tecnologia é "o mínimo de interferência para o máximo de benefícios". Assim, pretendem acabar com decisões injustas tomadas durante o jogo.

O VAR será usado para revisar gols, penaltis, cartões vermelhos diretos e identificação de jogadores. 

Publicidade

A Fifa ainda não anunciou o uso do VAR para o Mundial na Rússia, mas espera-se tal declaração na próxima reunião de Conselho da entidade, dia 16 de março.

*Estagiário com supervisão de Adalberto Leister Filho

Do capotão ao chip: Veja a evolução das bolas de Copa do Mundo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.