Logo R7.com
RecordPlus
Copa 2018

Novo '7 a 1': defesa brasileira se destaca após goleada de 2014

Brasil marcou 7 gols e sofreu apenas um nos quatro jogos até aqui na Copa. Números mostram que sistema defensivo, antes contestado, está recuperado

Copa 2018|Cesar Sacheto e Guilherme Padin, do R7

Miranda, Alisson e Thiago Silva comemoram vitória sobre a Costa Rica
Miranda, Alisson e Thiago Silva comemoram vitória sobre a Costa Rica

Quem pensa em seleção brasileira, logo se lembra dos grandes atacantes que vestiram a camisa amarelinha na história das Copas do Mundo. Mas, após o vexame nas semifinais de 2014, quando o Brasil perdeu por 7 a 1 para a Alemanha, a defesa se tornou uma grande preocupação da torcida.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

No Mundial da Rússia, até o momento, não há motivos para receio. O sistema defensivo brasileiro é, junto do Uruguai, o melhor da Copa: as duas seleções sofreram apenas um gol nas quatro partidas que realizaram — três pela fase de grupos e uma pelas oitavas de final da competição.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes


O zagueiro Thiago Silva, um dos jogadores mais criticados pela torcida depois da tragédia brasileira na Copa passada, parece ter se recuperado na seleção. Firme, o defensor traz segurança no esquema de Tite e ainda ajuda no ataque. Ele foi o autor do segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia — o gol deu tranquilidade à equipe naquela partida.

Contra o México, já nas oitavas, Thiago Silva e Miranda conseguiram suportar a pressão dos adversários, especialmente na primeira etapa. O time brasileiro não fez uma boa apresentação no primeiro tempo e deu espaços aos mexicanos. Mas a zaga não vacilou.


Melhor defesa da Copa? Brasil levou só um gol e cinco chutes na Rússia

Já no ataque, a situação dos comandados de Tite também é muito boa. São sete gols marcados em quatro jogos. Foram três vitórias pelo placar de 2 a 0. Mas, se não houve uma grande goleada, os meias e atacantes brasileiros criaram muitas jogadas. De acordo com as estatísticas da Fifa, Neymar é o jogador com o maior número de chutes a gol na Copa (24).


Nas quartas, a melhor defesa pega o melhor ataque

O fato de a seleção brasileira ter a defesa menos vazada da Copa do Mundo não significa que terá vida fácil nas quartas de final do Mundial da Rússia. O próximo adversário está em grande fase, especialmente do meio de campo para frente.

Veja as seleções classificadas para as quartas de final da Copa

A Bélgica, que aplicou uma virada surpreendente sobre o Japão nas oitavas de final, é dona do melhor ataque da competição. O selecionado europeu já balançou as redes 12 vezes no Mundial — Panamá (3), Tunísia (5), Inglaterra (1) e Japão (3).

Uma das sensações da Copa, a Bélgica conta com nomes habilidosos no setores de criação e ataque, como Eden Hazard, Kevin De Bruyne, Mertens e atacante Romelu Lukaku. Certamente, será o teste mais difícil para a defesa brasileira desde o fim das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial.

Veja imagens da chegada seleção brasileira em Kazan:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.