México bate a Coreia do Sul por 2 a 1 e fica perto de vaga nas oitavas
Com um gol de pênalti de Vela no 1º tempo e outro de Chicharito Hernández no 2º tempo, México vence segunda na Copa e está próximo das oitavas
Copa 2018|Rodolfo Rodrigues, do R7
Deu a lógica. Após bater a campeã Alemanha na estreia, a seleção mexicana confirmou a boa fase e o favoritismo e venceu Coreia do Sul por 2 a 1 neste sábado (23), em Ecaterimburgo, pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia.
Carlos Vela, de pênalti, no primeiro tempo, e Chicharito Hernández, na segunda etapa, fizeram os gols do México, que está próxima da vaga nas oitavas de final e como líder do Grupo E, que tem ainda neste sábado o jogo entre Alemanha e Suécia. Nos acréscimos, Son ainda diminuiu para a Coreia com um belo chute de fora da área.
1º tempo
Embalada pela ótima vitória sobre a Alemanha na estreia da Copa (1 a 0), a seleção mexicana se impôs no primeiro tempo e conseguiu ter o domínio da partida — teve 67% de posse de bola contra 33% dos sul-coreanos. Com um time mais equilibrado e mais talentoso, a equipe do técnico Juan Carlos Osorio finalizou menos, porém, do que a Coreia, mas chegou primeiro ao gol.
Aos 24 minutos, Guardado tentou um cruzamento pelo esquerda e a bola bateu no braço do coreano Jang. O árbitro sérvio Mirolad Mazic não titubeou e marcou o pênalti. Na cobrança, Vela bateu bem, no canto esquerdo do goleiro Jo e fez 1 a 0.
Com ajuda do VAR, Copa 2018 já tem mais pênaltis que Mundial de 2014
Em vantagem e tocando melhor a bola, a seleção mexicana criou ainda mais duas boas oportunidades para ampliar o placar. Uma delas com Layún, aos 27 minutos, num chute forte, mas para o alto. Aos 42 minutos, foi a vez do jovem Lozano, o herói do jogo contra a Alemanha, também mandar por cima, com perigo.
A Coreia do Sul, jogando nos contra-ataques, levou perigo principalmente com o centroavante Son, que aos 30 minutos cobrou bem uma falta, espalmada depois pelo goleiro Ochoa.
2º tempo
Em vantagem, a seleção mexicana diminuiu um pouco o ritmo no início da segunda etapa, mas ainda assim ficou mais próxima de marcar do que a equipe coreana. Aos 6 minutos, Chicharito quase marcou após o passe de Vela. Aos 15, Lozano recebeu nas costas da zaga e bateu, mas o volante Ki salvou de carrinho.
Saiba quem são os artilheiros da Copa do Mundo da Rússia até agora
Aos 21 minutos, no entanto, a Coreia não resistiu depois de se lançar ao ataque. Após um rápido contra-ataque, Lozano conduziu a bola e abriu para Chicharito Hernández na esquerda. O atacante cortou o zagueiro Jang e fez 2 a 0. Primeiro gol do maior artilheiro da história seleção mexicana, agora com 50 gols.
Com a boa vantagem e superior em campo, o técnico Osorio, do México, fez três substituições — Rafa Márquez, Giovanni dos Santos e Corona nos lugares de Guardado, Vela e Lozano, respectivamente —, já pensando na última partida dessa primeira fase, onde a seleção mexicana brigará pelo primeiro lugar do Grupo F e, consequentemente, sair do caminho do Brasil, caso a seleção de Tite confirme o primeiro lugar do Grupo E.
Nos acréscimos, a Coreia do Sul ainda conseguiu diminuir o placar com um belo gol do atacante Son, do Tottenham, de fora da área, aos 47 minutos. Mas não houve tempo depois para buscar o empate e a Coreia está praticamente eliminada da Copa.
Próximos jogos
Pela última rodada do Grupo F, na próxima quarta-feira (27), às 11h, a seleção mexicana, líder do grupo, pegará a Suécia em Ecaterimburgo. Já a Coreia do Sul, quase eliminada, terá pela frente a atual campeã mundial Alemanha, na Arena Kazan.
Ficha técnica
23/6 - Arena Rostov (Rostov-on-Don)
COREIA DO SUL 1 x 2 MÉXICO
Árbitro: Mirolad Mazic (Sérvia); Público: 43 472; Gols: Vela 26 do 1º; Chicharito Hernández 21 e Son 47 do 2º; Cartões amarelos: Younggwon Kim, Yong Lee, Jaesung Lee e Jung (Coreia do Sul)
COREIA DO SUL: Jo, Yong Lee, Jang, Younggwon Kim e Minwoo Kim (Hong 39 do 2º); Ki, Ju (Seungwoo Lee 19 do 2º), Moon (Jung 32 do 2º) e Hwang; Jaesung Lee e Son. Técnico: Taeyong Shin. Técnico: Shin Taeyong
MÉXICO: Ochoa, Edson Álvarez, Salcedo, Moreno e Gallardo; Herrera, Guardado (Rafa Márquez 23 do 2º), Layún, Vela (Giovanni dos Santos 32 do 2º) e Lozano (Corona 26 do 2º); Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio
Copa 2018: veja as melhores imagens de México x Coreia do Sul
Quem você mais teme que o Brasil pegue nas oitavas?