Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Copa 2018

Médico que operou Ronaldo acompanhará cirurgia de Neymar

Gérard Saillant, de 72 anos, foi escolhido pelo Paris Saint-Germain para acompanhar o craque no procedimento deste sábado, em Belo Horizonte

Copa 2018|André Avelar, do R7

Lesão no joelho de Ronaldo Fenômeno assombrou mundo do futebol em 1999
Lesão no joelho de Ronaldo Fenômeno assombrou mundo do futebol em 1999

Gérard Saillant não fez gol em ninguém, não ganhou corrida, mas já é conhecido do mundo esportivo brasileiro. O médico que acompanhará a cirurgia de Neymar, neste sábado (3), em Belo Horizonte, operou Ronaldo Fenômeno e foi um dos primeiros a examinar Felipe Massa em duas cirurgias de grande complexidade e repercussão.

O “Professor Saillant”, hoje com 72 anos, também foi o responsável por recolocar Michael Schumacher nas pistas, no pior acidente da carreira do heptacampeão mundial de Fórmula 1. Naquela oportunidade, o piloto alemão havia quebrado a perna direita.

Saillant foi escolhido pelo PSG para acompanhar Neymar
Saillant foi escolhido pelo PSG para acompanhar Neymar

O renomado ortopedista francês foi escolhido pelo Paris Saint-Germain para acompanhar a cirurgia no dedo mínimo do pé direito de Neymar. Ao lado de Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira desde 2001, ele auxiliará na colocação de um parafuso que contribuirá para a consolidação do quinto metatarso do atleta.

Lesão de Ronaldo Fenômeno


Em abril de 2000, a lesão de Ronaldo Fenômeno assombrou o mundo do futebol. O então atacante da Inter de Milão teve uma lesão parcial no tendão patelar do joelho direito e desabou em choro. A cirurgia aconteceu sob a responsabilidade da corpo médico de Saillant.

Só depois de 16 meses de muita fisioterapia e cuidados para inclusive colocar o pé no chão, que Ronaldo Fenômeno voltou ao futebol. A ausência dos campos, claro, provocou dúvidas na cabeça do torcedor brasileiro, mas o jogador estava em plena forma na Copa do Mundo.


Ronaldo Fenômeno foram oito gols, sendo dois na final do Mundial na Coreia e no Japão, em 2002.

Michael Schumacher quebrou perna direita em 1999
Michael Schumacher quebrou perna direita em 1999

Cirurgia de Schumacher


Um ano antes da cirurgia no jogador, o médico participou daquele que foi o maior acidente da carreira de Schumacher. O piloto da Ferrari, naquela altura só bicampeão mundial, escapou da pista no GP da Inglaterra, em Silverstone, e quebrou a perna direita.

No comando da mesa de cirurgia, mais uma vez estava o Professor Saillant. O piloto alemão voltou ainda no mesmo ano, para as duas últimas corridas da temporada, mas já sem chances de título. A partir do ano seguinte, aí sim, iniciou seu legado na F-1 enfileirando cinco títulos em sequência.

Leia também

O procedimento na principal categoria do automobilismo, rendeu ao médico o cargo de presidente da Confederação Médica da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), em 2007. Ele substituiu o premiado médico Sid Watkins.

Dois anos depois, Saillant foi um dos primeiros a examinar Felipe Massa, no grave acidente que sofreu, no treino classificatório para o GP da Hungria, em 2009. Naquela oportunidade, uma mola do carro do também brasileiro Rubens Barrichello e atingiu em cheio a cabeça de Massa.

Neymar será operado no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, neste sábado (3). A previsão é que o jogador fique afastado até três meses. A seleção brasileira se apresenta para a Copa do Mundo em 21 de maio. A estreia do time verde-amarelo será em 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.