Mandzukic: herói da classificação da Croácia para a final da Copa
Atacante, de 32 anos, foi o autor do gol da virada croata sobre a Inglaterra na prorrogação da semifinal, nesta quarta-feira (11), no estádio Luzniki
Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7
O atacante Mario Mandzukic foi o grande herói da classificação histórica da Croácia para a final da Copa do Mundo de 2018. Aos 32 anos, o artilheiro foi o responsável pelo gol que virou o placar da semifinal contra a Inglaterra, nesta quarta-feira (11), no estádio Luzniki, em Moscou — palco da finalíssima do torneio.
Croácia bate Inglaterra e vai à final da Copa da Rússia
Foi o segundo gol do atacante no Mundial. O camisa 17 da Croácia havia marcado na partida contra a Dinamarca, válida pelas quartas de final, que terminou com a vitória do selecionado europeu nas cobranças de pênaltis – no tempo normal, o duelo terminou empatado em 1 a 1.
Mandzukic não será o artilheiro da Copa, como o ídolo Davor Suker, na Copa de 1998, a melhor participação da Croácia em um Mundial até esta quarta. Suker marcou seis gols e ajudou o país a conquistar o terceiro lugar no torneio — a equipe croata perdeu a semifinal exatamente para a França, adversária na finalíssima na Copa da Rússia.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Mas os números de Manzukic são admiráveis. O atacante croata tem 250 gols na carreira. Pela seleção, são 32 gols em 88 partidas. Ele é o segundo maior artilheiro do país, atrás apenas de Suker (45 gols). O brasileiro naturalizado Eduardo da Silva é o terceiro artilheiro croata, com 29 gols.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
Mario Mandzukic também é um dos principais jogadores da Juventus e deverá ser companheiro de Cristiano Ronaldo na próxima temporada. O português trocou recentemente o Real Madrid pelo clube italiano por cerca de 100 milhões de euros (R$ 451,4 milhões). Após a classificação da Croácia à final da Copa, a Juventus homenageou o seu jogador com uma postagem no Twitter.
Gol em final de Champions
Na final da Liga dos Campeões de 2017, Mandzukic marcou o gol da Juventus contra o próprio Real. No entanto, o time espanhol foi superior e venceu por 4 a 1 — Cristiano Ronaldo marcou duas vezes e o brasileiro Casemiro fez um gol naquela decisão. Mas Mandzukic provou ser um atacante decisivo.
Confira as imagens mais bonitas de Croácia e Inglaterra: