Lopetegui: 'Serei mais um torcedor da Espanha na Copa do Mundo'
Treinador demitido pela federação espanhola após divulgar acordo para substituir Zinedine Zidane no Real Madrid após o Mundial de 2018, na Rússia
Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7
O treinador Julen Lopetegui, demitido pela federação de futebol da Espanha a dois dias do início da Copa do Mundo por ter aceito a proposta para dirigir o Real Madrid após o torneio, declarou que vai acompanhar o Mundial como mais um torcedor da seleção que comandou nos últimos dois anos.
O técnico foi substituído por Fernando Hierro, ex-diretor esportivo da federação espanhola e que estava na Rússia para acompanhar o grupo na competição.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
"Verei as partidas animado como mais um espanhol. Me sinto participante dessa equipe e tenho certeza que (Espanha) vai fazer uma Copa magnífica, apesar de tudo", declarou o treinador em entrevista publicada pelo canal "Perform".
Lopetegui esteve à frente da Espanha em 20 jogos. Foram 14 vitórias e empatou seis, com 61 gols a favor e 13 contra. Com ele no comando, a Espanha marcou gols em todas as partidas, incluindo duas goleadas por 8 a 0 (jogos de ida e volta) sobre Liechteinstein nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo.
Polêmica
A surpreendente saída de Lopetegui da seleção espanhola causou uma crise no grupo às vésperas da estreia da equipe no Grupo B da Copa, nesta sexta-feira (15), às 15 horas (horário de Brasília) diante de Portugal, em Sochi.
O presidente da federação, Luis Rubiales, disse que se sentiu traído pela decisão do técnico Lopetegui, que será o substituto de Zinedine Zidane no Real Madrid. Mas o anúncio desse acordo antes da Copa irritou o dirigente.
"Queremos agradecer a Julen por tudo o que fez. Ele é o grande responsável por estarmos aqui na Rússia. Mas nos vimos na obrigação de dispensar os seus serviços. Desejamos a ele a melhor sorte possível", declarou Rubiales ao anunciar a saída do técnico.
Carreira
O treinador, de 51 anos, terá a sua quarta experiência na carreira. Goleiro do Real Madrid na década de 1990, Lopetegui iniciou na função de técnico em 2003, no Rayo Vallecano. Depois, passou pelo Real Madrid B (2008/09) e Porto (2014/16) até chegar à seleção principal de seu país — ele foi campeão europeu sub-19 (2011/12) e sub-21 (2013) pela Espanha.
Jogo dos galãs: Portugal x Espanha não chamará atenção só por futebol
" gallery_id="5b22ccebcd77c067e6001ec4" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/copa-2018/lopetegui-serei-mais-um-torcedor-da-espanha-na-copa-do-mundo-15062018"]