Inglaterra vence pela 1ª vez disputa de pênaltis em Copa do Mundo
Até então, de 12 competições, a seleção inglesa havia caído em seis neste tipo de decisão, sendo que a única vitória havia ocorrido nas quartas da Euro de 96
Copa 2018|Eugenio Goussinsky, do R7

A vitória da Inglaterra sobre a Colômbia, nos pênaltis, foi a primeira da seleção inglesa neste tipo de disputa em Copas do Mundo. O desempate por penalidades foi instituído em 1978, mas só foi utilizado na Copa seguinte, em 1982, quando França e Alemanha decidiram as semifinais após empate por 3 a 3. Foi inesquecível a cena do grandalhão Horst Hrubesch, atacante da Alemanha, correndo para comemorar o gol da vitória nas penalidades, por 5 a 4.
Quanto à Inglaterra, bem...O time da terra da Rainha nunca teve sorte neste tipo de decisão em Mundiais, até esta terça-feira (3), quando venceu a Colômbia nos pênaltis, por 4 a 3, se classificando para as quartas de final da Copa do Mundo de 2018. Em Eurocopas o saldo também é negativo: uma única vitória nesta disputa, nas quartas de 1996, contra a Espanha.
Leia também
Em 18 anos (entre 1990 e 2018) foram 13 competições, das quais em seis a seleção inglesa caiu nos pênaltis. As únicas vitórias foram nas quartas de 1996 e nas oitavas de 2018.
A primeira vez que o English Team teve de deixar de lado a fleuma inglesa para ver seus torcedores roerem as unhas em uma decisão por pênaltis foi na semifinal da Copa do Mundo de 1990, apitada pelo brasileiro José Roberto Wright.
A disputa contra a Alemanha, que viria a ser a campeã mundial, foi acirrada dentro de campo: empate por 1 a 1 no tempo normal. Foi inesquecível ver o semblante arrasado do meia Chris Waddle, do Olympique de Marselha, após ele chutar por cima a última cobrança inglesa. Antes, o lateral-esquerdo Stuart Pearce, do Nottingham Forest, também perdeu.
Oito anos depois, no Mundial da França, em 1998, quando o jovem Michael Owen, do Liverpool, despontava para o futebol, a Inglaterra foi eliminada nos pênaltis pela Argentina de Almeyda, Simeone, Ortega e Batistuta. Quem não se lembra deste jogo, marcado pela infantil expulsão de David Beckham, que roçou com a chuteira o rosto do astuto Diego Simeone, caído?
Em 2002, a Inglaterra foi eliminada no tempo normal, pelo Brasil, por 2 a 1, de virada. Mas em 2006, o drama voltou a assolar a equipe inglesa, como se disputar pênaltis em Copas, para a seleção, fosse ingressar no "Império da Derrota". E adeus à chance de ir para as quartas, com novo revés nos pênaltis, por 3 a 1, para Portugal, após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.
Simplesmente os melhores jogadores do time, Frank Lampard e Steven Gerrard, perderam suas cobranças. E o zagueiro Jamie Carragher errou a última dos ingleses, antes de ver Cristiano Ronaldo decretar a vitória portuguesa.
O técnico Gareth Southgate também é um traumatizado nestes tipos de disputa. Como zagueiro, do Aston Villa, ele estava em campo em 1998 e na Eurocopa de 1996, quando a Inglaterra foi eliminada pela Alemanha, que viria a ser a campeã (repeteco?), derrotada nos pênaltis por 6 a 5, após empate por 1 a 1. Southgate errou para os britânicos, que jogavam em casa, e saiu de campo chorando, após ver o goleiro Andreas Kopke (atual treinador de goleiros da seleção alemã) defender sua cobrança naquela semifinal.
O time, na ocasião, vinha de sua única vitória neste tipo de disputa: 4 a 2 sobre a Espanha, após empate por 0 a 0. O time espanhol, dirigido por Javier Clemente, estava abalado por uma série de erros do juiz durante a partida, por ele ter marcado dois impedimentos considerados inexistentes.
Nos pênaltis, o goleiro David Seaman defendeu a última cobrança, de Miguel Ángel Nadal, tio do tenista Rafael Nadal. E a Inglaterra, dirigida por Terry Venables, comemorou a ida para as semifinais, acreditando que seus destaques, Paul Gascoigne e Alan Shearer, seriam suficientes para conduzir o time ao título. Mas havia outra decisão por pênaltis pela frente.
A Inglaterra ainda perderia as quartas de final, novamente para Portugal, da Euro de 2004, por 6 a 5, com Beckham errando um dos pênaltis. E seria eliminada nas quartas da Euro de 2012, pela vice-campeã Itália, quando foi derrotada por 4 a 2, em dia que Ashley Young (do atual elenco) e Ashley Cole perderam suas cobranças.
Dier bateu o pênalti que definiu a vaga para os ingleses!
Dier bateu o pênalti que definiu a vaga para os ingleses!