Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França vence Bélgica por 1 a 0 e vai à final da Copa pela terceira vez

Gol do zagueiro Umtiti, no segundo tempo, deu a vitória aos franceses sobre a surpreendente Bélgica, nesta terça (10), em São Petersburgo

Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7

Franceses comemoram o gol de Umtiti na semifinal com a Bélgica
Franceses comemoram o gol de Umtiti na semifinal com a Bélgica Franceses comemoram o gol de Umtiti na semifinal com a Bélgica

A França venceu a Bélgica por 1 a 0 nesta terça-feira (10), em São Petersburgo, e se tornou a primeira finalista da Copa de 2018. O zagueiro Umtiti, do Barcelona, fez o gol que colocou os franceses na terceira final de Mundial da história do país.

Confira o minuto a minuto de França x Bélgica no R7

Os franceses aguardam pela disputa entre Croácia e Inglaterra, nesta quarta, às 15 horas (horário de Brasília), no estádio Luzniki, em Moscou, para conhecerem o adversário na finalíssima do Mundial.

O jogo que definirá o campeão mundial está marcado para o próximo domingo, às 12 horas, também no estádio Luzniki, na capital da Rússia.

Publicidade

O jogo

A França começou com o domínio da bola, mas não criou jogadas agudas nos primeiros movimentos do jogo. Já a Bélgica assustou aos 6 minutos, quando Hazard atacou pela esquerda, passou pelo lateral Pavard e cruzou com perigo. O zagueiro Umtiti quase fez contra ao tentar afastar a bola.

Publicidade

Aos 11 minutos, Mbappé apareceu pela primeira vez no jogo. O craque tentou passar para Giroud na área, mas a bola veio alta demais e o camisa 10 da França não conseguiu executar o passe perfeito.

Depois, os belgas assustaram novamente com Hazard pela esquerda, aos 16 minutos. O camisa 10 recebeu de De Bruyne na área e bateu cruzado. O chyute passou perto do gol de Lloris.

Publicidade

Perto dos 20 minutos, a partida ficava mais aberta e intensa. As duas equipes passaram a criar mais jogadas ofensivas. A Bélgica ficava mais com a bola (56% a 44%) e a França parecia ter optado pelo contra-ataque.

Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018

Entretanto, aos 18 minutos, Matuidi aproveitou uma sobra na intermediária e soltou uma bomba para o gol. O goleiro Courtois estava atento e defendeu com segurança.

No lance seguinte, Hazard recebeu mais uma vez pela esquerda, puxou para dentro e bateu, a bola desviou na cabeça de Varane e saiu pela linha de fundo. Foi um ataque de perigo.

Pouco depois, aos 22 minutos, a Bélgica cobrou um escanteio pela direita, a defesa francesa desviou de cabeça, Fellaini tentou dominar e ajeitou sem querer para Alderweireld, que bateu de virada. Lloris fez uma grande defesa e impediu a abertudra do placar.

A Bélgica parecia ter mais obtido mais volume nas ações ofensivas. Aos 28 minutos, o meia De Bruyne cruzou da esquerda, a bola ia passando pela zaga da França e chegaria em Lukaku, na pequena área. Umtiti conseguiu cortar antes que o vice-artilheiro da Copa tivesse a chance de fazer o gol.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Logo depois, Grizemann cobrou falta na intermediária com um toque para Pavard na direita. O lateral francês jogou na área para o atacante Giroud que, de costas, cabeceou. A bola passou à esquerda de Courtois, que só acompanhou.

Aos 34, Mbappé recebeu lançamento na área e tocou de primeira para Giroud, mas ele falhou feio na finalização e perdeu uma grande chance de colocar a França à frente no placar. Dois minutos depois, Griezmann arrancou pelo meio em um contra-ataque que parecia promissor, mas foi afoito e bateu fraco para o gol.

A França teve outra boa chance aos 39 minutos. Mbappé entrou na área pela direita, enganou a zaga e deu um belo passe para Pavard, que chutou na saída de Courtois. O goleiro belga tirou com os pés e impediu o gol francês.

Os franceses criaram outra boa jogada com o meio-campista Pogba, que foi derrubado perto do bico direito da área, aos 44. Griezmann foi para a cobrança e acertou a barreira.

Em seguida, já nos acréscimos, De Bruyne cruzou da direita, Umtiti falhou na tentativa de cortar e a bola sobrou para Lukaku. Porém, o lance foi muito rápido e o atacante não conseguiu finalizar.

Segundo tempo

Mal o árbitro uruguaio Andrés Cunha apitou o início da segunda etapa e a Bélgica já partiu para cima da França. De Bruyne invadiu a área pela direita, mas foi travado pela defesa.

Os belgas, que terminaram o primeiro tempo com 58% de posse de bola, pareciam ter mais disposição ofensiva nos primeiros minutos da etapa final. Aos 3 minutos, Lukaku foi acionado na área e finalizou de cabeça, mas a bola foi para linha de fundo.

Três minutos mais tarde, o meio-campista Matuidi passou para Giroud, já na área. O centroavante girou para o gol, mas a bola foi desviada. Na cobrança de escanteio, Umtiti se antecipou à marcação de Fellaini e venceu o goleiro Courtois com uma cabeçada certeira: 1 a 0 para os franceses.

O jovem Mbappé deu um lindo passe de letra na entrada área para Giroud, aos 11 minutos, mas o atacante foi travado pelo zagueiro belga na hora do chute.

O camisa 10 da França fez outra grande jogada pelo lado direito do ataque, passou por Fellaini e foi para a linha de fundo, mas foi desarmado.

Em desvantagem, os belgas tiveram que acelarar mais jogo. Aos 15 minutos, o técnico espanhol Roberto Martínez tirou o meio-campista Dembelé e colocou em campo o atacante Dries Mertens, que atua no Napoli.

Em seu primeiro lance no jogo, Mertens foi à linha de fundo e fez um cruzamento perigoso. A zaga cortou e De Bruyne aproveitou o rebote, mas pegou mal na bola. Aos 20, Fellaini ganhou de Pogba pelo alto e cabeceou para o gol. A bola passou perto da trave esquerda de Lloris.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes

A Bélgica deu uma blitz na área francesa, aos 25 minutos, mas perdeu o lance e o lateral Alderweireld ainda recebeu o cartão amarelo por matar o contra-ataque que seria puxado pelo Matuidi.

Aos 31, De Bruyne ajeitou de fora da área e bateu muito forte, porém alto demais. O lance deixou claro que o nervosismo pela inferioridade no placar já atrapalhava a Bélgica.

Cinco minutos depois, Eden Hazard fez grande jogada pela direita e foi derrubado na entrada da área por Giroud. O árbitro uruguaio não marcou a falta e foi muito vaiado pela torcida que acompanhava a partida nas arquibancadas do estádio de São Petersburgo.

Logo em seguida, aos 36 minutos, Witsel aproveitou o corte de Varane em mais uma jogada de Hazard e emendou com uma pancada no gol de Lloris, que defendeu.

O meio-campista Matuidi se contundiu em um choque com Hazard, foi atendido, mas não conseguiu se recuperar e foi substituído por Tolisso, que atua pelo Bayern de Munique, aos 41 minutos.

O jogo ficou ainda mais nervoso e os belgas buscavam o ataque de todas as formas. Aos 43, Kanté fez falta em Hazard e recebeu o cartão amarelo. Na cobrança, houve confusão na área, mas a França afastou o perigo.

A França seguia apenas administrando o resultado e buscando o contra-ataque, como aos 49, com Griezmann. Porém, o goleiro Courtois defendeu bem o chute do atacante francês. Tolisso também tentou, mas Courtois pegou de novo aos 50 minutos.

A Bélgica tentou até o fim, mas não conseguiu chegar à final pela primeira vez em sua história. Os franceses chegam novamente à decisão de uma Copa do Mundo — as outras duas ocorreram em 1998 e 2006.

Ficha técnica:

10/7 - Estádio de São Petersburgo (São Petersburgo)

FRANÇA 1 x 0 BÉLGICA

Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai); Gols: Umtiti, aos 6 minutos do 2º tempo. Cartões amarelos: Kanté, Mbappé (França); Eden Hazard, Alderweireld, Vertonghen (Bélgica).

FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Pogba, Kanté, Matuidi (Tolisso, aos 41 do 2º), Mbappé e Griezmann; Giroud (Nzonzi, aos 38 do 2º). Técnico: Didier Dechamps.

BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Chadli (Batshuayi, aos 45 do 2º), Dembelé (Mertens, aos 15 do 2º), Witsel, Fellaini (Carrasco, aos 35 do 2º) e Kevin De Bruyne; Lukaku e Eden Hazard. Técnico: Roberto Martínez.

Confira as imagens mais bonitas de França x Bélgica:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.