Fifa esconde fachada histórica e desdenha de estátua na Rússia 2018
Parceiros comerciais da entidade substituíram desenhos históricos dos Jogos Olímpicos de 1980; Lenin também virou mero coadjuvante no Estádio Luzhniki
Copa 2018|André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia
A cada quatro anos é assim. Não tem jeito. A Fifa pinta com as cores de seus parceiros comerciais um país inteiro antes de abrigar a Copa do Mundo. Em Moscou para a Rússia 2018, chamam a atenção o cobrimento de parte da fachada e o quase descaso com a estátua de Lenin no Estádio Olímpico Luzhniki.
Fique por dentro de tudo que rola na Copa
Leia também
Vladimir Lenin foi o líder da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seu corpo está exposto em um mausoléu na Praça Vermelha, no coração da capital moscovita, com filas e filas de turistas na porta todos os anos. O hoje palco de sete jogos da Copa do Mundo foi inaugurado em 1956 como Estádio Central Lenin, daí o motivo da enorme estátua na alameda principal, logo na saída do metrô.
Da partida inaugural entre as seleções russa e chinesa de futebol ao ursinho Misha nos Jogos Olímpicos de 1980, passando por show do Michael Jackson em 1993 e a final da Liga dos Campeões em 2008, muita coisa aconteceu atrás daquelas fachadas.
Mesmo assim, o local foi demolido em 2013 para atender aos repetidos “padrões Fifa”: fim da pista de atletismo, alteração na angulação das arquibancadas e capacidade total de torcedores dizimada (de mais de 110 mil para os atuais 78 mil). Da construção original foi preservada somente o que hoje abriga a inscrição “Copa do Mundo Fifa Rússia 2018”.
Logo na chegada ao estádio também é possível ver uma movimentação de operários terminando de montar os últimos stands de patrocinadores. O acesso ainda está fechado para os fãs que não conseguem sequer tirar fotos com a mascote Zabivaka, plastificado ao abrigo do frio de verão moscovita, acompanhada de uma fina garoa no fim da tarde.
O Luzhniki receberá sete jogos na Copa 2018. O primeiro deles acontece nesta quinta-feira (14), entre a anfitriã Rússia e a Arábia Saudita. Alemanha e México (dia 17/6), Portugal e Marrocos (19/6) e Dinamarca e França (26/6) completam os jogos de primeira fase. Além dessas partidas, haverá também uma oitavas de final (1/7) e uma semifinal (11/7) além da grande final (15/7).