Croácia vence Rússia nos pênaltis e pega a Inglaterra na semifinal
Após o empate por 1 a 1 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação, Croácia vence Rússia nos pênaltis e garante vaga na semifinal após 20 anos
Copa 2018|Rodolfo Rodrigues, do R7
Depois de sair atrás do placar, a seleção croata empatou ainda no primeiro tempo e conseguiu a vitória em cima da Rússia nos pênaltis por 4 a 3, após o emocionante empate na prorrogação. Assim, garantindo assim a vaga na semifinal da Copa do Mundo após 20 anos.
Kramaric, no primeiro tempo e Vida, na prorrogação, fizeram os gols da Croácia neste sábado (7), no estádio Fisht, em Sochi, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2018. Cheryshev e o brasileiro Mário Fernandes fizeram os gols da Rússia.
Após a vitória sobre a anfitriã Rússia, a Croácia terá agora pela frente a Inglaterra na próxima quarta-feira (11), em Moscou, às 15h (horário de Brasília).
Confira o minuto a minuto da partida no R7
1º tempo
Empolgada pela boa campanha na Copa, a anfitriã Rússia foi para cima da Croácia no início da partida e em menos de cinco minutos criou duas chances de gol, animando a torcida que lotou o estádio Fisht, em Sochi. Primeiro com Cheryshev, aos 2 minutos, depois com o grandalhão Dzyuba, que soltou uma bomba, que bateu no zagueiro Vida.
Após os 10 minutos, no entanto, a Croácia passou a dominar as ações da partida. Com mais posse de bola (65% a 35% da Rússia), o time croata foi crescendo na partida, mas não conseguia criar chances claras de gol. Aos 28 minutos, em sua melhor oportunidade, Perisic cabeceou após cruzamento de Vrsaljko.
A Rússia, jogando então nos contra-ataques e forte na marcação, aproveitou com eficiência um deles e abriu o placar aos 30 minutos. Após boa triangulação de Cheryshev com Dzyuba, o camisa 6 acertou um lindo chute de esquerda, de fora da área, no ângulo de Subasic. Foi o quarto gol de Cheryshev na Copa.
Após o gol, a Croácia começou uma pressão maior sobre a Rússia e logo chegou ao empate. Aos 39 minutos, numa descida rápida pela esquerda, o atacante Mandzukic entrou na área e deu um passe perfeito para Kramaric empatar de cabeça. Primeiro tempo equilibrado e com um empate justo.
2º tempo
Aos 6 minutos, Kramaric, autor do gol croata, teve a primeira boa oportunidade da segunda etapa e tentou uma bicicleta, mas pegou fraco na bola, facilitando a defesa de Akinfeev. Pouco depois, aos 14 minutos, Perisic quase virou o jogo ao pegar uma sobra na grande área e chutar na trave direita do goleiro russo.
Depois disso, os dois técnicos mexeram nas equipes e o jogo passou a ficar mais equilibrado e sem grandes oportunidades dos dois lados. A Croácia, tentando manter o controle do jogo com mais posse de bola, não se arriscou demais ao ataque. Do lado russo, a marcação ficou mais forte e o time também pouco fez para buscar o segundo gol.
Ao final dos 90 minutos, a Croácia conseguiu dar 15 chutes a gol, porém apenas dois certos. A Rússia, que teve 8 chances, acertou o gol croata três vezes.
Prorrogação
Rússia e Croácia, que disputaram prorrogação e pênaltis nas oitavas de final (contra Espanha e Dinamarca respectivamente), foram novamente para o tempo extra. Aos 9 minutos, a Rússia conseguiu armar um contra-ataque, mas o atacante Smolov perdeu na corrida para o zagueiro Lovren. No minuto seguinte, após escanteio cobrado por Modric, o zagueiro Vida, livre de marcação, cabeceou no canto direito de Akinfeev e virou o jogo.
No segundo tempo da prorrogação, a Croácia, apesar da vantagem, seguiu mais no campo de ataque e teve chance de ampliar com o zagueiro Lovren , num chute cruzado, mas defendido por Akinfeev. No minuto seguinte, após escanteio, o goleiro croata Subasic fez duas boas defesas, a segunda num forte chute de Kuziaev.
Aos 8 minutos, o lateral esquerdo Pivaric colocou a mão na bola na entrada da área e levou o cartão amarelo do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, que fez mais uma boa arbitragem na Copa. Na cobrança, o lateral direito Mário Fernandes, de cabeça, subiu muito após cobrança de Dzagoev e fez, de cabeça, o gol de empate, levando o estádio Fisht à loucura e o jogo para a disputa por pênaltis.
Disputa por pênatis
Na disputa por pênaltis, as cobranças foram essas:
Smolov (Rússia) - perdeu (Subasic defendeu)
Brozovic (Croácia) - gol
Dzagoev (Rússia) - gol
Kovacic (Croácia) - perdeu (Akinfeev defendeu)
Mário Fernandes (Rússia) - perdeu (para fora)
Modric (Croácia) - gol
Ignashevich (Rússia) - gol
Vida (Croácia) - gol
Kuziaev (Rússia) - gol
Rakitic (Croácia) - gol
Ficha técnica
7/7 - Estádio Fisht (Sochi)
RÚSSIA 2 (3) x 2 (4) CROÁCIA
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil); Público: 44 287; Gols: Cheryshev 31 e Kramaric 39 do 1º; Vida 11 do 1º da prorrogação; Mário Fernandes 10 do 2º da prorrogação; Nos pênaltis: Rússia 3 (Dzagoev, Ignashevich e Kuziaev; Smolov e Mário Fernandes perderam) x 4 Croácia (Brozovic, Modric, Vida e Rakitic; Kovacic perdeu); Cartões amarelos: Gazinsky (Rússia); Strinic, Lovren, Vida e Pivaric (Croácia)
RÚSSIA: Akinfeev, Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Kudriashov; Zobnin, Kuziaev, Samedov (Erokhin 9 do 2º), Golovin (Dzagoev 12 do 2º da prorrogação) e Cheryshev (Smolov 22 do 2º); Dzyuba (Gazinsky 34 do 2º). Técnico: Stanislav Cherchesov
CROÁCIA: Subasic, Vrsaljko (Corluka 7 do 2º da prorrogação), Lovren, Vida e Strinic (Pivaric 29 do 2º); Rakitic, Modric, Rebic, Kramaric (Kovacic 43 do 2º) e Perisic (Brozovic 18 do 2º); Manduzukic. Técnico: Zlatko Dalic
Copa 2018: Confira as imagens mais bonitas de Rússia e Croácia