Comitê da Copa 2018 se esquiva de casos de machismo na Rússia
Alexey Sorokin, homem-forte do COL, preferiu exaltar a atmosfera que Mundial, na primeira vez que entidade se manifesta sobre assunto
Copa 2018|André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia
O COL (Comitê Organizador Local) da Rússia 2018 se posicionou nesta sexta-feira (29) pela primeira vez sobre os casos de brasileiros acusados de machismo durante a Copa do Mundo. Alexey Sorokin, homem-forte da organização, se esquivou do problema e disse que a questão está nas mãos das autoridades competentes.
Veja a tabela das oitavas de final da Copa do Mundo
Em diferentes publicações disponíveis na internet, torcedores brasileiros proferem insultos sexistas a jovens russas, pedindo para que elas falem palavras grosseiras. Até o momento, quatro homens que aparecem no vídeo foram identificados.
“Incidentes, insultos ou assédios não estão nas estatísticas do COL. Só vi estatísticas positivas até agora e o que vejo aqui não representa um grande problema. Claro que nós pedimos respeito, não importa se é com homens, mulheres ou crianças e contamos com o bom-senso de todos. Queremos que o respeito seja um comportamento comum a todos que estão acompanhando a Copa do Mundo”, disse Sorokin.
Leia também
Essa foi a primeira reunião que o COL comentou o assunto, também no primeiro encontro com os jornalistas, no Estádio Luzhniki. Depois de um balanço da primeira fase, os profissionais da imprensa puderm fazer perguntas ao comitê organizador e ao chefe-geral de competições Colin Smith.
Apesar dos questionamentos, sempre que podiam, os dois faziam questão de ressaltar aspectos positivos que a Copa do Mundo na Rússi tem proporcionado aos torcedores e jogadores.
“Mostramos muito bem para o mundo que somos bem receptivos. A atmosfera da Copa do Mundo mostrou isso que somos cordiais com qualquer pessoas. Todos podem vir, são bem-vindos para torcer por seus times”, disse Sorokin. "Estamos muito felizes com esse evento maravilhoso. Recebemos feedbacks positivos e tem sido um torneio incrível. Não só apenas em dias de evento, mas também fora deles", completou Smith.
A Copa do Mundo se prepara para as oitavas de final que começam neste sábado, com França x Argentina, em Kazan, e Uruguai e Portugal, em Sochi. Brasil x México acontece na segunda, em Samara.
Veja qual é a seleção da Rússia 2018 após a primeira fase