Copa 2018 Colômbia vence, garante vaga nas oitavas e elimina Senegal

Colômbia vence, garante vaga nas oitavas e elimina Senegal

Vitória levou a seleção sul-americana aos seis pontos e deixou a africana com apenas quatro e mais cartões amarelos do que o Japão

Senegal x Colômbia

Mina marcou o gol da vitória colombiana

Mina marcou o gol da vitória colombiana

David Gray/Reuters - 28.06.2018

A Colômbia derrotou Senegal por 1 x 0 nesta quinta-feira (28), na Arena Samara, e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Com a vitória, a equipe também eliminou a equipe africana da competição.

O resultado do confronto levou a Colômbia aos seis pontos e deixou Senegal com quatro e o mesmo saldo de gols do Japão, que garantiu a segunda vaga do Grupo H por ter levado menos cartões nas três partidas da competição.

Como a falta de CO² está deixando europeus sem cerveja durante a Copa

Considerada a favorita da chave, a seleção colombiana teve dificuldade, não conseguiu mostrar o bom futebol ao longo da primeira fase e sofreu com a lesão do astro e artilheiro da Copa de 2014, James Rodriguez.

Agora, Colômbia aguarda pela definição do segundo colocado do Grupo G, que saíra do duelo entre Bélgica e Inglaterra, para conhecer quem vai enfrentar nas oitavas de final do Mundial.

O jogo

Consciente de que precisava vencer Senegal para não depender do resultado do jogo entre Japão e Polônia, a Colômbia partiu para cima e precisou ficar atenta aos fortes contra-ataques

Aos 11 minutos, Falcao Garcia sofreu falta na entrada da área. James Rodriguez cobrou com perigo, no canto inferior direito, mas o goleiro N'Diaye fez boa defesa, espalmando para escanteio.

Único técnico negro da Copa, Cissé perdeu 11 parentes em tragédia

Com 16 minutos de bola rolando, o zagueiro colombiano Sánchez derrubou o atacante Sadio Mané e o árbitro marcou pênalti. Chamado pela equipe do VAR para revisar o lance e anulou a marcação inicial.

As equipes passaram a brigam pelo espaço no meio de campo e trocavam passes com poucas chances de furar as zagas adversárias. Aos 24 minutos, Quinteiros achou Falcão Garcia na área, ele cabeceou para fora, mas o bandeirinha já sinalizava o impedimento.

A principal estrela colombiana, James Rodriguez, deixou o gramado aos 30 minutos da primeira etapa, após sentir a lesão que retirou ele do primeiro jogo do Mundial. A partir daí, as duas seleções não conseguem criar nada antes do fim da primeira etapa.

2º tempo

Com as duas partidas do grupo empatadas em 0 x 0, a Colômbia voltou do vestiário para o segundo tempo com a consciência de que precisava vencer para não ser eliminada.

Aos 20 minutos, Cuadrado acertou um bom cruzamento na cabeça de Falcão Garcia, mas o colombiano mandou a bola por cima do gol. Poucos minutos depois, Cuadrado cobrou um escanteio na altura para o zagueiro Mina, do Barcelona, cabecear com força e abrir o placar para a Colômbia.

Logo após o gol colombiano, Senegal foi a vez de Senegal buscar mais o gol. Aos 31 minutos, Niang recebeu na entrada da área, limpou e exigiu uma belíssima defesa do goleiro Ospina. Um minuto depois, o goleiro foi exigido novamente com uma cabeçada do próprio defensor colombiano.

A pressão não foi suficiente para o Senegal do técnico Aliou Cissé furar o bloqueio imposto pela Colômbia, que visivelmente torcia segurava o jogo e torcia para a partida acabar.

Ficha técnica

SENEGAL 0 x 1 COLÔMBIA

Árbitro:
Milovan Ristic (Sérvia); Gol: Yerry Mina (19' do 2º); Cartões amarelos: Niang (Senegal); Mojica (Colômbia)

SENEGAL: Khadim N'Diaye, Gassama, Sané, Koulibaly e Sabaly (Wagué 28' do 2º); Kouyaté, Gana, Ismaila e Mané; Keita Baldé (Konaté 34 do 2º) e Niang (Shako 41' do 2º). Técnico: Aliou Cissé

COLÔMBIA: Ospina, Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Uribe (Lerma 39' do 2º) , Carlos Sánchez, Cuadrado, Juan Quintero e James Rodríguez (Muriel 31' do 1º); Falcao García (Borja 43' do 2º) . Técnico: José Pekerman

Veja as melhores fotos de Senegal x Colômbia:

    Access log