Cesar Sampaio lamenta ausência de Arthur na lista de Tite para a Copa
O ex-volante, que disputou a Copa de 1998, entende que o gremista merecia ocupar um lugar entre os 23 jogadores que defenderão o Brasil na Rússia
Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7

A ausência do volante gremista Arthur na lista dos 23 jogadores que defenderão o Brasil na Copa da Rússia não foi sentida apenas por boa parte da torcida. O ex-jogador Cesar Sampaio engrossou o time dos fãs de Arthur e, mesmo sem criticar as escolhas do técnico Tite, revelou que gostaria de vê-lo na Copa da Rússia.
“Como estou mais perto do Arthur e pelas últimas apresentações do Renato Augusto, acho que o Arthur poderia ser convocado. Mas ele é novo ainda e vai evoluir muito agora jogando na Europa”, analisou Sampaio, presidente do Comercial de Tietê no projeto “Cidadãos do Futebol” e comentarista do canal “ESPN” e da Rádio Capital.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Apesar da preferência por Arthur, o atual dirigente esportivo fez questão de elogiar o meio-campista Fred, do Shakhtar Donestsk convocado por Tite, mas pouco valorizado pela crítica esportiva e torcedores.
“Me impressionei muito com a versatilidade do Fred. Dentre as valências de um bom articulador, ele tem mobilidade, noção de tempo e espaço e qualidade de passe. Fiquei surpreso ao vê-lo atuando como zagueiro na última partida entre Roma e Shaktar pela Champions”, analisou o ex-jogador.
Cesar Sampaio foi um dos melhores volantes do futebol brasileiro. Como jogador, ele defendeu a seleção brasileira na Copa América e Copa das Confederações de 1997, além do Mundial de 1998, na França.
Revelado pelo Santos, foi contratado no início dos anos 1990 pelo Palmeiras, clube pelo qual conquistou o bicampeonato paulista, brasileiro (1993/94), o Torneio Rio-São Paulo (1993 e 2000) e a Copa Libertadores (1999). Sampaio também atuou no futebol japonês e espanhol (venceu a Supercopa da Espanha pelo La Coruña, em 2000), além de vestir as camisas de São Paulo e Corinthians.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
O ex-meio-campista também vê Fred e o atacante Douglas Costa (Juventus-ITA) como os jogadores com maior potencial para surpreender durante o Mundial. Para Sampaio, ambos têm capacidade para conquistar um lugar entre os 11 titulares de Tite ao longo da preparação.

“Correm por fora, mas podem roubar a cena. Vivem um excelente momento em seus respectivos clubes e irão colocar pressão nos titulares”, projetou Sampaio, que também arriscou um palpite sobre o meio-campo ideal do Brasil. “Casemiro, Paulinho e Coutinho. (No ataque) Poderia ser Willian, Jesus e Neymar. Ou Neymar Jesus e Firmino. Um pouco diferente do modelo do Tite”.
Convocação e Daniel Alves
Cesar Sampaio evitou dar uma nota para o grupo brasileiro que buscará o heptacampeonato mundial, mas se mostrou satisfeito com os jogadores chamados pela comissão técnica do Brasil.
“Achei coerente. Difícil dar nota, mas me sinto bem representado. Só a ausência do Daniel Alves que pode pesar. Mas, nesse caso, concordo que o Danilo e Fagner são as melhores reposições”, avaliou.
Leia também
Neymar como líder
Sampaio considera Neymar uma referência para os companheiros em campo, mas não vê o craque do PSG como um líder capaz de vestir a braçadeira de capitão na Copa.
Playbuzz: Quem deveria ser o capitão brasileiro na Copa?
“Entendo que Neymar pode ser um líder prático. Me lembro que ele mesmo pediu para não ser capitão durante as Olimpíadas (Rio-2016). Uma equipe necessita de várias referências de liderança e o Neymar pode ser a liderança técnica, assim como Ronaldo em 1998 e 2002”, ponderou Sampaio, que tem um preferido para a função: o lateral-esquerdo Marcelo.
De Guerrero a Daniel Alves: eles estão no álbum, mas não vão à Copa
Entre lesões, suspensões ou escolhas técnicas, alguns jogadores de nome que estiveram no álbum da Copa do Mundo de 2018 não foram convocados para o Mundial. Veja os principais atletas que foram figurinhas carimbadas apenas nos álbuns da Copa: Na final...
Entre lesões, suspensões ou escolhas técnicas, alguns jogadores de nome que estiveram no álbum da Copa do Mundo de 2018 não foram convocados para o Mundial. Veja os principais atletas que foram figurinhas carimbadas apenas nos álbuns da Copa: Na final da Copa da França, contra o Les Herbiers, Daniel Alves teve uma lesão no ligamento cruzamento do joelho direito. Portanto, ele não poderá participar da Copa